PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCIELLE CRISTINE PEREIRA GONÇALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCIELLE CRISTINE PEREIRA GONÇALVES
DATA: 31/10/2023
LOCAL: Auditorio do CEAR
TÍTULO: Propriedades físicas e químicas de superfícies absorvedoras multicamadas a base de cromo envelhecidas por processo acelerado
PALAVRAS-CHAVES: Superfícies seletivas, radiação solar, cermet, Cr/Cr2O3, SiO2, corrosão
RESUMO: A conversão solar térmica provém da aplicação do calor transmitido pela radiação solar. A sua utilização se dá em sistemas de aquecimento de água, para uso residencial, e em processos de geração de vapor para sistemas industriais. Esse aproveitamento de energia é uma das formas mais simples com base na radiação solar. Porém, existem algumas limitações com relação aos processos que demandam temperaturas mais elevadas. A utilização de superfícies seletivas surge como uma alternativa atual e eficaz na busca por ampliar a eficiência da conversão termossolar. Com base nisso, é proposto uma análise de um novo tipo de superfície seletiva, do tipo cermet, composta por uma camada (Cr/Cr2O3) e por duas camadas (Cr/Cr2O3 + Cr2O3, Cr/Cr2O3 + SiO2) com variações nos parâmetros de deposição (tempo e potência). As camadas revestiram o substrato metálico de aço inoxidável 304. Esses revestimentos foram produzidos via Sputtering, e caracterizados opticamente nas faixas ultravioleta, visível, infravermelho próximo e infravermelho médio do espectro eletromagnético. Foi realizada também a avaliação morfológica dos revestimentos por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e de força atômica (AFM), além da perfilometria óptica e da caracterização microestrutural por difratometria de Raios-X. Posteriormente, as amostras passaram por um procedimento de envelhecimento acelerado a variadas temperaturas (T2=200º e T3=350ºC), caracterizadas novamente, comparando-as com as amostras iniciais (T1=25°C). Após 24 meses de deposição dos filmes em questão, as amostras foram caracterizadas novamente. Será inserida a técnica de tunelamento para investigação da espessura da superfície e rugosidade. Com os resultados obtidos a partir dessas análises, foi realizado o ensaio de corrosão por pite, seguidos pelas caracterizações de UV-Vis e emissividade das as amostras. É esperado que os testes indiquem que os filmes fabricados exibiram notáveis características de seletividade óptica. A adição de um revestimento antirreflexo para radiação infravermelha deve apontar o resultado desejado, ocasionando a diminuição da emissividade das camadas analisadas, além de apresentar um efeito de redução na rugosidade superficial dos revestimentos.
Presidente - 1731152 - KELLY CRISTIANE GOMES DA SILVA
Interno - 2015851 - DANIELLE GUEDES DE LIMA CAVALCANTE