PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ANDRÉA WILLA RODRIGUES VILLARIM

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉA WILLA RODRIGUES VILLARIM
DATA: 29/11/2023
HORA: 08:30
LOCAL: meet.google.com/kwq-kxap-kvn
TÍTULO: ESTUDO DO DESEMPENHO DA TRANSMISSÃO SUBTERRÂNEA VIA LORA PARA O MONITORAMENTO DE SISTEMAS SUBTERRÂNEOS VISANDO APLICAÇÕES EM SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA
PALAVRAS-CHAVES: Indústria 4.0; Internet das Coisas; Sistemas de abastecimento de água; Redes de Sensores Sem Fio Subterrâneas; Comunicação Subterrânea; Tecnologia LoRa.
PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: A indústria 4.0 busca soluções nas áreas de automação inteligente, geração/troca de dados e análise do processo de produção. A adequação das empresas à realidade dessa nova geração da indústria torna necessária a substituição dos equipamentos utilizados anteriormente por dispositivos inteligentes, utilizando o conceito de IoT (Internet of Things) em equipamentos de baixo custo para monitorar o estado das variáveis de determinado sistema. Esse monitoramento pode ser realizado a partir de microsensores inteligentes espalhados e interligados por canais de comunicação sem fio em pontos específicos da rede. Uma questão importante a ser considerada quando se trata de microsensores é a tecnologia de comunicação utilizada, visto que é a etapa que determina o alcance de transmissão dos dados obtidos e é a principal responsável pelo consumo de energia do sistema. Algumas aplicações que necessitam realizar o monitoramento do sistema estão localizadas em um ambiente subterrâneo, como o monitoramento de variáveis de uma rede de distribuição de água para controle de perdas. Considerando os diversos desafios apresentados pela comunicação em ambiente subterrâneo, é proposto um estudo do comportamento de uma tecnologia de comunicação sem fio selecionada para operar em tal cenário. Nesse contexto, foi analisado o comportamento da tecnologia LoRa, por apresentar características de interesse, como longo alcance de transmissão e baixo consumo de energia. Este trabalho de tese apresenta um estudo do desempenho da tecnologia de comunicação LoRa em ambientes subterrâneos, com a avaliação de diversos parâmetros de comunicação entre transmissor e receptor. A análise do desempenho da comunicação considerou a influência de diversas variáveis para avaliar a aplicabilidade desse tipo de comunicação, já bastante explorada em redes convencionais, para utilização em sistemas subterrâneos, visando a aplicação em cidades inteligentes, como para o monitoramento de sistemas de abastecimento de água.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2333186 - CICERO DA ROCHA SOUTO
Interno - 330871 - HEBER PIMENTEL GOMES
Interno - 1559497 - MOISES DANTAS DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1942411 - ALEXSANDRO JOSÉ VIRGINIO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1972280 - JUAN MOISES MAURICIO VILLANUEVA
Externo à Instituição - ANDRÉ FELLIPE CAVALCANTE SILVA