PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: HERWIN SAITO SCHULTZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HERWIN SAITO SCHULTZ
DATA: 13/12/2023
LOCAL: Online (https://meet.google.com/dcm-eerw-nny)
TÍTULO: DESEMPENHO TERMODINÂMICO, AMBIENTAL E SOCIAL DE COLHEITA DE ENERGIA A PARTIR DE ATIVIDADES FÍSICAS
PALAVRAS-CHAVES: Redução da pegada de carbono; geração de eletricidade; exercícios físicos; melhoria da saúde pública; avaliação de ciclo de vida.
RESUMO: A necessidade de aumento da capacidade de geração de energia, aliada a redução dos seus custos e de seus impactos ambientais, levam as nações a buscarem por formas alternativas para geração de energia. Os Sistemas de Colheita de Energia (SCE) podem ser uma opção, pois podem capturar e converter pequenas quantidades de energia de várias fontes naturais, como por exemplo sistemas movidos a energia humana. A prática regular de atividades físicas, além de gerar colheita de energia, resulta em melhoria da qualidade de vida do praticante, mantendo a capacidade funcional, regulando parâmetros de colesterol, glicemia, dentre outras. Ademais também reduz o risco de surgimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Este trabalho propõe um sistema de coleta de energia (SCE), capaz de armazenar a energia proveniente da realização de ciclismo indoor e transformá-la em energia elétrica. O SCE possuirá como inovação conceitual a opção seleção automática da intensidade de esforço durante exercício, a partir de um circuito pré-selecionado pelo usuário, o que proporcionará uma prática mais agradável e com situações mais próximas da realidade da prática outdoor. Utilizando o formato de Fazenda de Colheita de Energia (FCE), vários SCEs podem ter suas produções de energia interligadas entre si, de forma que a toda a energia instantânea gerada possa ser coletada e injetada no sistema centralizado. A FCE também é um conceito inovador, tendo como proposta a geração de energia elétrica, a redução de emissão de gases de efeito estufa, a melhoria da capacidade física da população e economia de despesas médicas geradas devido à redução da incidência de DCNTs. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise técnica e avaliar o desempenho ambiental de FCEs, a partir do trabalho executado durante uma atividade física, para fins de saúde pública, redução da pegada de carbono no uso da energia e redução de impacto de gastos com pacientes.
Presidente - 2991228 - MONICA CARVALHO
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO