PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JEFFERSON SILVA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEFFERSON SILVA DE SOUZA
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Remota
TÍTULO: Uma abordagem baseada no caos para identificação de velocidade e possíveis falhas em drones por meio de sinal de acelerômetros em tempo real
PALAVRAS-CHAVES: Teoria do Caos, Análise de sinais, motores DC sem escovas, SAC-DM, SAC-AM, Diagnóstico.
RESUMO: Motores BLDCs (Brushless Direct Current) têm sido utilizado em uma larga faixa de setores e atividades. Em algumas aplicações criticas, falhas nessas máquinas podem causar desastres operacionais podendo custos financeiros elevados ou até mesmo perda de vidas. Neste trabalho apresenta uma técnica denominada Analise de Sinais baseada no Caos utilizando Densidade de Máxima (SAC-DM), apresenta também o Analise de Sinais baseada no Caos utilizando Amplitude de Máximos (SAC-AM) para motores DC sem escovas usando o coeficiente de correlação obtido a partir da densidade máxima do sinal de vibração. Esta técnica demonstra o potencial para caracterizar motores com uma abordagem simples. A abordagem proposta é incrementada adicionando RNAs para classificação dos conjunto de dados e a análise clássica do caos, com base no coeficiente de correlação obtido a partir do comprimento a meia altura da função de correlação. As experiências demonstram resultados semelhantes promissores e com baixo custo computacional. Também é proposto um dispositivo de baixo custo e fácil acoplamento para realização de diagnósticos por meio da técnica do SAC-DM/SAC-AM.
Presidente - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO