PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: CARLOS CASSIO DE ALCANTARA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS CASSIO DE ALCANTARA
DATA: 29/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/awz-jwzi-usi
TÍTULO: EFEITO DA ADIÇÃO DE Fe NAS PROPRIEDADES MICROESTRUTURAIS, MAGNÉTICAS E TÉRMICAS DE LIGAS CuAlMn
PALAVRAS-CHAVES: CuAlMn; CuAlMnFe; L21; Propriedades Magnéticas; Tratamentos Térmicos; Dopagem de Ferro; Caracterização Microestrutural;
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Esta tese investiga o impacto da adição de ferro (Fe) e dos tratamentos térmicos de homogeneização e têmpera nas propriedades microestruturais, magnéticas e térmicas de ligas de CuAlMn. A pesquisa visa proporcionar um entendimento aprofundado sobre como estas intervenções afetam as características funcionais das ligas de Heusler CuAlMn. As ligas CuAlMn e CuAlMnFex (x=1,5% e 3,0%) %at. foram elaboradas e submetidas a análises detalhadas. A caracterização microestrutural foi realizada utilizando espectroscopia por energia dispersiva (EDS), difração de raios X (DRX) e microscopia óptica (MO). As propriedades magnéticas foram avaliadas através do magnetômetro de amostra vibrante (VSM), enquanto a caracterização térmica foi realizada utilizando análise térmica diferencial (DTA). Além disso, a dureza das ligas foi mensurada por meio do ensaio de microdureza Vickers (MH). Os resultados demonstraram que todas as ligas possuem a fase L21 em temperatura ambiente. A adição de ferro promoveu um aumento no parâmetro de rede das ligas temperadas. Em comparação com as amostras temperadas, as homogeneizadas exibiram propriedades magnéticas mais intensas. O ferro mostrou diminuir a remanência, a coercividade e a magnetização de saturação nas amostras homogeneizadas, enquanto elevou a coercividade nas temperadas. A análise comparativa entre as ligas homogeneizadas e temperadas revelou que o processo de têmpera não eliminou nenhuma transformação. A adição de ferro sugeriu uma facilitação nas transformações térmicas, observada pela tendência de diminuição nas temperaturas finais de transformação. Além disso, ligas com teores mais altos de ferro apresentaram entalpias de fusão maiores, indicando uma maior estabilidade térmica. Por fim, um aumento no teor de ferro nas ligas correlacionou-se com uma redução percentual maior na dureza após a têmpera. Este trabalho oferece contribuições significativas para a compreensão das ligas com memória de forma ferromagnéticas (FSMAs) do sistema CuAlMn, particularmente no que diz respeito à influência do ferro nas suas propriedades. Estas descobertas abrem novas possibilidades para a aplicação de tratamentos térmicos e ajustes na composição de ligas de Heusler CuAlMn, expandindo as fronteiras do conhecimento e aplicações práticas nesse campo.
Presidente - 3135833 - BRUNO ALESSANDRO SILVA GUEDES DE LIMA
Interno - 2015851 - DANIELLE GUEDES DE LIMA CAVALCANTE