PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: JONILSON JOSE JACO DE SOUSA

DISCENTE: JONILSON JOSE JACO DE SOUSA
DATA: 29/07/2016
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: AVALIAÇÃO MICROESTRUTURAL DE PATOLOGIA EM CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO
PALAVRAS-CHAVES: Concreto, patologias, analise microestrutural, DRX, MEV, Etringita
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: O concreto ao longo dos anos constituiu-se num elemento estrutural imprescindivel na construcao civil, devido a sua relativa facilidade para moldagem, sua durabilidade diante das intemperies, seu custo baixo, sua pouca necessidade de reparo, se comparado a outros materiais, como por exemplo: o aco, madeira etc. As patologias em edificacoes sao problemas que comprometem a vida util das construcoes. Por isso, nesse trabalho, foi necessario a analise microestrutural em amostras de concreto da fundacao de um predio, apresentando fissuras, que foram recebidas pelo Laboratorio de Materiais da Universidade Federal da Paraiba, para a identificacao de possiveis patologias, atraves da investigacao no concreto de alto desempenho, desse material que apresenta caracteristicas diferentes do concreto comum, tais como: alta resistencia a compressao e o alto modulo de elasticidade ja nas idades iniciais, baixa segregacao, ausencia de exsudacao sao algumas das caracteristicas que justificam a crescente utilizacao do concreto de alto desempenho. A analise nas amostras foram feitos com auxilio da Difracao de Raio-X (DRX) e do microscopio eletronico de varredura (MEV). Tendo como resultado a constatacao, na maior parte do material analisado, da patologia etringita. A etringita, de maneira simploria, pode ser definida como um produto de reacao formado durante o periodo inicial de hidratacao do cimento, pela combinacao de sulfatos disponiveis em solucao aquosa e o aluminato ou ferroaluminato calcico. Nesta etapa inicial, nao proporciona problemas ao concreto, argamassa ou pasta endurecidos, estando mais propriamente ligado ao fenomeno da pega do cimento. Por outro lado, quando a etringita se forma heterogenea e tardiamente (apos meses ou anos), ela pode estar associada a problemas preexistentes como fissuras e escamacoes no concreto. Destarte, quanto mais se conhece essa reacao deleteria, maior e a possibilidade de poder evita-la e as tecnicas de caracterizacao de materiais possibilitaram, atraves da analise microestrutural, o reconhecimento e o estudo dessa patologia.
Externo ao Programa - 6338008 - ANTONIO FARIAS LEAL
Interno - 1367468 - RODINEI MEDEIROS GOMES