PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ ANCHIETA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ ANCHIETA JUNIOR
DATA: 31/08/2016
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: MODELAGEM DO ESCOAMENTO MULTIFÁSICO E TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM POÇOS OFFSHORE: VERIFICAÇÃO DO APB (ANNULAR PRESSURE BUILDUP) USANDO ANÁLISE ACOPLADA FLUIDO-ESTRUTURA FSI
PALAVRAS-CHAVES: Pré-sal, Escoamento Multifásico, Aumento de Pressão Anular APB, Interação Fuido-Estrutura FSI
RESUMO: exemplo do pré-sal localizado em águas internacionais do oceano Atlântico, apresenta desafios tecnológicos dada as condições severas de exploração desses reservatórios a alta pressão e alta temperatura. Neste cenário, questões da transferência de calor e seus efeitos na garantia do fluxo bem como as implicações na integridade da estrutura do poço se tornaram mais relevantes nos últimos anos. Quando a mistura óleo-gás-água do reservatório de alta temperatura escoa através da coluna de produção até a cabeça de poço, todo a estrutura do poço, seus tubos de revestimento e suas regiões anulares intercorrentes são aquecidas. O gradiente de temperatura radial promove o aumento da pressão do fluido confinado no espaço anular entre os tubos e isso constituí um cenário de risco a integridade estrutural do poço conhecido como aumento de pressão anular (APB). Este trabalho trata o escoamento multifásico considerando variações nas propriedades termodinâmicas e de transporte, da mistura de hidrocarbonetos, para resolver as equações de energia e quantidade de movimento e estimar a temperatura de equilíbrio em uma configuração de poço offshore típica do pré-sal. A transferência radial de calor é modelada por uma rede de resistência térmica ao longo do raio da geometria de tubos coaxias que compõem a estrutura do poço. O fluxo de produção, a pressão no fundo do poço e o gradiente geotérmico definem as condições de contorno. A análise acoplada fluido-estrutura considerando a interação entre os domínios fluidos e estrutural dos tubos fornece uma visão geral dos efeitos da transferência de calor em toda a seção transversal do poço. A estimativa do aumento de pressão anular APB permite prever em que condições o risco de integridade da estrutura se potencializa, e assim contribuir na busca de soluções para mitigar esse grave problema. Este trabalho levantará parâmetros de interesses práticos para previsão e monitoramento mais acurados dos riscos envolvidos na produção de petróleo em reservatórios offshore operando a alta pressão e alta temperatura.
Presidente - 330572 - CARLOS ANTONIO CABRAL DOS SANTOS
Externo à Instituição - GABRIEL FRANCISCO DA SILVA