PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: EUDISLEY GOMES DOS ANJOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EUDISLEY GOMES DOS ANJOS
DATA: 20/06/2018
HORA: 14:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: UTILIZAÇÃO DE ACELERÔMETROS EM UMA REDE DE SENSORES SEM FIOS DE ALTA QUALIDADE PARA MONITORAMENTO DE TRENS
PALAVRAS-CHAVES: Acelerômetro, Telemetria, Monitoramento ferroviário, redes de sensores sem fios, IEEE 802.15.4, Inteligência Artificial.
PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Atributos de qualidade como velocidade, confiabilidade, seguranca e conveniencia sao os fatores essenciais e decisivos para a atratividade dos servicos prestados nos trens urbanos. Atender estes criterios requer enfase em automacao ferroviaria e utilizacao otima dos recursos disponiveis. Para que a automacao seja realizada com sucesso, e necessario informacao em tempo real de todos os trens de forma a controla-los com eficiencia e seguranca. Este trabalho tem como objetivo a definicao de metodos e tecnicas de medicao de aceleracao de alta precisao e baixo custo atraves de acelerometros em uma rede ZigBee para trens urbanos e a avaliacao das informacoes destes dispositivos como forma de validar a possibilidade de criacao de modelos de classificacao. Essas tecnicas devem proporcionar uma melhoria e finalizacao do projeto RailBee. O RailBee consiste de uma RSSF baseada no padrao IEEE 802.15.4, composta de modulos remotos embutidos nos veiculos, roteadores fixos dispostos nas vias e modulos base para recepcao dos dados. A utilizacao de um acelerometro permite o acompanhamento e avaliacao de diversas medidas, entre elas: velocidade, aceleracao e posicao, alem de outras estimativas como: eficiencia energetica, perfis de maquinistas e outras tecnicas que auxiliam a manutencao preditiva. O monitoramento e realizado em tempo real atraves da Internet e abrange um grande conjunto de veiculos que circulam em vias permanentes, aumentando a eficacia e seguranca do trafego e diminuindo custos de operacao. A tecnologia utilizada garante que diversos atributos de qualidade sejam assegurados, tais como: alta disponibilidade, seguranca na transmissao de dados atraves de protocolos padronizados, modularidade da arquitetura e facilidade de manutencao. Alem disso, uma vez que este projeto apresenta uma maior autonomia, maior precisao e menor custo tanto de implantacao como de manutencao, ele surge como uma alternativa inovadora frente aos atuais metodos empregados no mundo para monitoramento de trens urbanos, geralmente baseados em GPS, transmissao por satelite ou por rede celular. Como meio de comprovacao das vantagens de tal tecnologia foram aplicadas tecnicas e algoritmos de IA para demonstrar a viabilidade de criacao de um modelo para classificacao de instancias de valores obtidos a partir do acelerometro e giroscopio.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Externo ao Programa - 1095991 - DANIELLE ROUSY DIAS DA SILVA
Presidente - 331013 - FRANCISCO ANTONIO BELO
Interno - 1559497 - MOISES DANTAS DOS SANTOS
Externo à Instituição - ROMULO CESAR CARVALHO DE ARAUJO