PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR (PPBCM)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ELLYNES AMANCIO CORREIA NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELLYNES AMANCIO CORREIA NUNES
DATA: 27/09/2019
HORA: 13:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
TÍTULO: "PURIFICAÇÃO DE UMA FOSFOLIPASE A2 (BeryPLA2) DO VENENO DA SERPENTE Bothrops erythromelas E AVALIAÇÃO DE SUA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA"
PALAVRAS-CHAVES: Cromatografia, Resistência Bacteriana, Venenos animais. Keywords: Animal’s venom; Chromatography, Bacterial resistance.
PÁGINAS: 67
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Biotecnologia
RESUMO: RESUMO: Resistencia bacteriana constitui problema de saude publica mundial, necessitando de novas opcoes terapeuticas. Toxinas animais surgem como alternativa a essa problematica, como fosfolipases isoladas de venenos ofidicos que apresentam atividades biologicas importantes. A serpente Bothrops erythromelas, tem seu veneno ainda pouco estudado, sendo uma das especies que desperta grande interesse medico-cientifico na regiao Nordeste do Brasil, tornando-se alvo para diversos estudos. Objetivou-se, portanto, isolar e caracterizar uma fosfolipase A2 de B.erythromelas, testando suas atividades antimicrobianas. Utilizou-se os testes de Bradford, seguido de RP-HPLC, MALDI-TOF e degradacao de Edman, para purificacao e caracterizacao do composto. Determinou-se as atividades inerentes a PLA2 utilizando-se testes enzimatico e hemolitico, alem de testes antibacterianos com linhagens de bacterias ATCC de Escherichia coli e Staphylococcus aureus e teste antibiofilme com linhagens de Acinetobacter baumanii (ATCC). Com 42mg/mL-1 de concentracao proteica, massa molecular de 13656,4 Da e 31 residuos de aminoacidos na porcao N-terminal, BeryPLA2 apresentou alta atividade enzimatica, baixa atividade hemolitica, atividade consideravel contra a linhagem Gram-positiva, e foi eficiente na reducao da matriz do biofilme, porem nao se mostrou bactericida na linhagem testada. Assim, uma nova fosfolipase isolada do veneno de B.erythromelas surge como alternativa a estudos voltados para o desenvolvimento de novos farmacos antimicrobianos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Jeanne Claine de Albuquerque Modesto
Presidente - 832.834.394-00 - KARLA PATRÍCIA DE OLIVEIRA LUNA - UEPB
Interno - 2009494 - ULRICH VASCONCELOS DA ROCHA GOMES