PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR (PPBCM)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

3216-7987/7987

Banca de DEFESA: TARCISIO JOSE DOMINGOS COUTINHO

DISCENTE: TARCISIO JOSE DOMINGOS COUTINHO
DATA: 13/12/2012
LOCAL: Auditório do Departamento de Biologia Molecular/CCEN
TÍTULO: "Análise evolutiva das subunidades ligadoras de substrato presentes no sistema de osmoproteção em procariotos"
PALAVRAS-CHAVES: Transporte, análise filogenética, glicina betaína e osmoadaptação.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
RESUMO:

As subunidades ligadoras de substrato são componentes muito importantes do sistema de importação de soluto conhecido como sistema de osmoproteção que consiste em uma proteína de membrana pertencente à superfamlía ABC. Estas moléculas reconhecem substratos específicos que apresentam papéis fisiológicos diversos em procariotos, incluindo a colaboração para a sobrevivência destes organismos em ambientes com elevada concentração de sal. Utilizando o software MEGA, foi realizada uma análise filogenética de 431 sequencias nucleotídicas destas subunidades, ortólogas entre si, coletadas a partir do banco de dados contido no site http://www.genome.jp/kegg/. Como resultado desta análise foram geradas árvores filogenéticas que demonstraram claramente que houve a transferência horizontal de alguns dos genes devido ao compartilhamento por organismos diferentes. Foram geradas também duas prováveis sequências ancestrais que apresentam homologia com permeases que transportam colina, glicina betaína e carnitina, que são aminas trimetiladas, presentes atualmente em diversos procariotos. Portanto, este sistema provavelmente surgiu em organismos procarióticos com a função básica de captura de nutrientes e por desempenhar esta função basal ao ser compartilhado com outros organismos foi fixado aos genomas, no entanto a partir da diversificação de habitats, por parte dos procariotos, este sistema colaborou de forma decisiva para a adaptação destes organismos aos mais diversos ambientes, incluindo, especialmente os ambientes que apresentavam uma elevada concentração de sal, atuando e sendo caracterizado atualmente como um sistema de osmoproteção.

Interno - 1451626 - LUIS FERNANDO MARQUES DOS SANTOS
Presidente - 1553887 - SAVIO TORRES DE FARIAS