PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR (PPBCM)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

3216-7987/7987

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular promove minicurso intitulado “Introdução à Bioinformática e à genômica comparativa”

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular convida todos os interessados para participarem do minicurso intitulado “Introdução à Bioinformática e à genômica comparativa”.

O minicurso será ministrado, nos dias 26 (10h-12h e 14h-18h) e 27 de agosto (08h-12h), na Sala de Aulas do PPGBCM/CCEN, pelo Dr. Francisco Pereira Lobo, pesquisador A da EMBRAPA Informática Agropecuária, Campinas -SP.

Quem tiver interesse em participar pode se inscrever no dia 25 de agosto, das 08h às 12h, na secretaria do PPGBCM.

Os inscritos receberão declaração do PPGBCM.

O pesquisador Francisco Pereira Lobo é Bacharel em Biologia, com ênfase em Bioquímica e Imunologia, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Obteve seu mestrado no departamento de Bioquímica e Imunologia pela mesma universidade (2005), estudando o gene SmRho1 de Schistosoma mansoni através de complementação heteróloga em Saccharomyces cerevisiae. Obteve seu doutorado em Bioinformática pela mesma universidade (2009), estudando a coevolução de genomas de vírus e seus hospedeiros. Fez seu pós-doutorado no Laboratório de Genômica de Parasitos pela mesma universidade (2009-2010) estudando genômica comparativa de tripanosomatídeos e predição automática de proteínas imunogênicas. Possui experiência nas áreas de Bioinformática, Bioquímica, Biologia Molecular e Genética, em especial em genômica comparativa, metodologias homologia-independentes para genômica comparativa, coevolução de genomas e genômica de vírus e parasitas. Atualmente é pesquisador A na Embrapa Informática Agropecuária, Campinas, SP, e trabalha no Laboratório Multiusuário de Bioinformática.

Segue o Programa do minicurso:

• Para que serve o NCBI
Metadados
Bancos de dados
Achando a informação que eu quero

• Outros sítios interessantes de bioinformática
Anotação automática
Predição de vias bioquímicas

• Portal EXPASY

• Genômica comparativa
Para quê comparar genomas?
Principais algoritmos de comparação
E quando eu não tenho homologia?

• Portais de filogenia na web

*****Os inscritos podem trazer computador pessoal, porém não é pré-requisito******

Baixar Arquivo