PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR (PPBCM)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

3216-7987/7987

Banca de DEFESA: DÉBORA CONCEIÇÃO DA SILVA AMARAL

DISCENTE: DÉBORA CONCEIÇÃO DA SILVA AMARAL
DATA: 22/03/2024
LOCAL: Sala 01 do Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos (IPeFarM), Campus I, UFPB
TÍTULO: FORMAÇÃO DE BIOFILMES DE Pseudomonas aeruginosa EXPOSTAS A EFLUENTES DE LABORATÓRIO DIDÁTICO MULTIUSUÁRIO
PALAVRAS-CHAVES: Saúde única, contaminação hídrica, pseudomonadas, biofilmes.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
RESUMO: A formação de biofilmes por Pseudomonas aeruginosa representa uma preocupação significativa devido à sua capacidade de persistência e resistência a fatores ambientais. Esses biofilmes não apenas conferem vantagens adaptativas ao microrganismo, mas também apresentam riscos para a saúde pública e ao ambiente, especialmente quando provenientes de meios com alta carga de estresse, como laboratórios. Este estudo avaliou a formação de biofilmes em isolados de Pseudomonas aeruginosa obtidos das pias de laboratório didático multiusuário, gerador de efluentes com alta carga de substâncias tóxicas. Por meio de ensaios de isolamento e identificação de microrganismos, pela técnica de tubos múltiplos, constatou-se a presença Pseudomona aeruginosa no ambiente estudado. Ensaios subsequentes incluíram a quantificação de piocianina, resistência medicamentosa do isolado, bem como sua capacidade de adesão e formação de biofilme em uma variedade de substrato, tendo como resultado maior adesão a substratos hidrofílicos. Além disso, foram conduzidos ensaios de motilidade e citotoxicidade para avaliar a influência do lixiviado na motilidade bacteriana e da viabilidade em Artemia salina. Para ambos os ensaios, o lixiviado promoveu alteração na motilidade e foi altamente tóxico para o crustáceo. Os resultados destacam a alta capacidade de adaptação da Pseudomonas aeruginosa a ambientes com elevado grau de estresse ambiental, fornecendo insights importantes para o entendimento dos mecanismos de resistência e persistência desse patógeno em ambientes diversos.
Interno - 2177524 - ELISANGELA AFONSO DE MOURA KRETZSCHMAR
Externo ao Programa - 1086661 - JOSE SOARES DO NASCIMENTO