PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR (PPBCM)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
3216-7987/7987

Notícias


Banca de DEFESA: MAYARA DOS SANTOS MAIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYARA DOS SANTOS MAIA
DATA: 08/02/2017
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITORIO DO DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA MOLECULAR -CCEN
TÍTULO: Estudo da associação de SNPs dos genes do mecanismo de reparo por excisão de nucleotídeo em Carcinoma Basocelular no Estado da Paraíba.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-Chave: Carcinoma Basocelular, Família XP, Reparo por excisão de nucleotídeo, Polimorfismo de nucleotídeo único, Genotipagem.
PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
RESUMO: Resumo: O Carcinoma Basocelular (CBC) e a neoplasia frequente em seres humanos e seu principal fator etiologico e a exposicao a radiacao solar. Embora alteracoes geneticas e epigeneticas possam ativar proto-oncogenes, inativar genes supressores de tumor e genes do mecanismo de reparo, a celula apresenta varios mecanismos que contribuem para a manutencao da estabilidade genomica. Porem, mutacoes em genes de reparo podem levar a progressao tumoral e a perda da integridade da celula levando ao surgimento do cancer. O reparo por excisao de nucleotideo (NER) e um importante mecanismo utilizado principalmente para reparar lesoes causadas por UV. O objetivo deste trabalho foi avaliar polimorfismos de nucleotideo unico (SNP) dos genes XPA e XPC e o risco de desenvolver CBC. Foram analisadas 100 amostras de tecido parafinado de pacientes do Estado da Paraiba com diagnostico histopatologico de CBC para cada polimorfismo. Os resultados foram obtidos por um metodo de genotipagem recentemente desenvolvido, o Didesoxi Unico Alelo Especifico – PCR, metodo que apresenta alta sensibilidade e de baixo custo. O software Graphpad Prism 6.01 foi utilizado para as analises estatisticas e aplicacao de teste Qui-quadrado e Exato de Fisher. O SNP rs535425175 do gene XPC apresentou associacao significativa com o CBC nas amostras analisadas (X2=14,51 e P<0,005). Enquanto que os SNP rs745769173 do gene XPA e rs761106780 do gene XPC estao no equilibrio de Hardy-Weinberg, nao apresentando associacao com a neoplasia. Os resultados sugerem que o SNP rs535425175 do gene XPC pode ser considerado um fator de risco associado ao desenvolvimento de CBC.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1525893 - ELEONIDAS MOURA LIMA
Interno - 1670027 - PLINIO DELA TORRE
Externo ao Programa - 084.059.598-07 - SYLVIA SATOMI TAKENO HERRERO - UNIFESP