PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216/7289

Notícias


X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E CULTURA

O SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E CULTURA (SILC/SENALIC) acontece desde 2009. Ao longo das edições, este evento contribuiu para ampliação e consolidação dos estudos literários na Pós-Graduação do Estado de Sergipe. Em 2022, o Grupo de Estudos de Literatura e de Cultura (GELIC) e o Centro Internacional e Multidisciplinar de Estudos Épicos (CIMEEP), por meio de parcerias nacionais e internacionais, promovem o X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E CULTURA, com o objetivo de, no ano em que se celebra o centenário de realização da SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922, promover reflexões sobre os impactos desse evento na literatura brasileira, no diálogo com outras formas de manifestação artística e em seus desdobramentos nas obras contemporâneas. Esta edição, que conta com a colaboração de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFS (PPGL) e do Programa Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS/Itabaiana), será promovida por meio de plataformas digitais nos dias 10, 11 e 12 de agosto de 2022, com conferências, mesas-redondas e sessões de comunicação. Estão abertas 200 vagas para apresentação de trabalhos em simpósios para pesquisadores/as. Para as sessões de comunicação, receberemos propostas de trabalhos referentes aos Estudos Literários que estiverem relacionadas aos temas dos simpósios. Poderão se inscrever para apresentação de trabalhos: doutores/as; mestres/as; doutorandos/as; mestrandos/as; graduados/as; e graduandos/as vinculados/as ao PIBIC/IC.


Palestrantes convidados/as da edição 2022

Profa. Drª Ana Maria Lisboa de Mello (PPGLEN/UFRJ/CNPq)

 Profª Drª Anélia Montechiari Pietrani (NIELM/UFRJ)

Profª Drª Camila Ventura Frésca (USP)

Profa. Dra. Constância Lima Duarte (UFMG/CNPq)

Profa. Drª Cristiane Rodrigues de Souza (UFMS)

Profª Drª Cristina Beatriz Fernández (U. Mar del Plata/UNMDP)

Prof. Dr. Cristhiano Motta Aguiar (Mackenzie)

Profª Drª Flávia Camargo Toni (IEB/USP)

Dr. Frederico Antonio Camillo Camargo (IEB/USP)

Profª Drª Karina Marques (Université de Poitiers)

Prof. Dr. Manoel Aranha Corrêa do Lago (Unirio/IEB/USP)

Prof. Dr. Marcos Antonio de Moraes (IEB/USP

Profª Drª Maria Luiza Guarnieri Atik (Mackenzie)

Prof. Dr. Michel Riaudel (Sorbonne Université)

Profª Drª Regina Maria Salgado Campos (USP)

Profª Drª Renata Rufino da Silva (CEFET/RJ)

Profa. Drª Solange Fiuza Cardoso Yokozawa (UFG/CNPq)

 

EMENTA E SIMPÓSIOS: Esta edição propõe a ampliação e a divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos estudos literários de pós-graduação e tem como meta homenagear os 100 anos da Semana de Arte Moderna e aprofundar o debate sobre os impactos e os desdobramentos desse evento – um marco em nossa historiografia cultural – nos Modernismos do Século XX.  Propomos reflexões sobre as interseções entre ARTE e LITERATURA a partir de diferentes relações estéticas e ideológicas, de forma interdisciplinar, para ressaltar aspectos teórico-metodológicos das abordagens modernistas e contemporâneas próprias dos comparativismos entre os sistemas literários e os diferentes sistemas artísticos que impulsionaram reflexões sobre o nacionalismo crítico, a antropofagia cultural e a resistência artística diante de contextos autoritários e opressores. Nesse sentido, propomos reflexões sobre as relações entre as diferentes abordagens da literatura e sua recepção em diversos contextos, ressaltando obras e autores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que nos convidam a revisar as desigualdades sociais presentes na historiografia literária. Respeitando a diversidade de pesquisas em tornos das produções literárias e artísticas que atravessaram esse último 100 anos, o espaço dos simpósios está, portanto, aberto a diversas abordagens teóricas, possibilitando a apresentação de comunicações vinculadas às opções abaixo:

 

 

 Simpósio 1: Homenagem à Semana de Arte Moderna: obras e escritores/as pioneiros/as

Simpósio 2: Vanguardas, manifestos e revistas: as diversas roupagens modernistas
Simpósio 3: As ondas líricas e épicas da poesia modernista/contemporânea
Simpósio 4: Articulações intersemióticas entre textos modernistas e as artes
Simpósio 5: Crítica literária feminista: resgate e visibilidade da autoria feminina modernista
Simpósio 6: Estudos de gênero e de sexualidades em obras modernistas
Simpósio 7: Pós-colonialismo e decolonialidades em autores/as afro-brasileiros/as e indígenas
Simpósio 8: O imaginário mítico em textos modernistas/contemporâneos
Simpósio 9: Estudos de narrativas modernistas: rupturas e renovações
Simpósio 10: Estudos comparados entre obras modernistas brasileiras e estrangeiras
Simpósio 11: As faces do regionalismo em textos modernistas/contemporâneos
Simpósio 12:  Ecos do modernismo nos estados brasileiros: autores e obras

 

OBJETIVOS

 

OBJETIVO GERAL

Ampliar debates e reflexões sobre repercussões dos eventos de 22 nas diferentes fases do Modernismo no Brasil até a contemporaneidade, divulgando trabalhos relacionados ao diálogo entre literatura e outras artes e outros saberes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·       Promover a difusão de pesquisas sobre a Semana de Arte Moderna e seus desdobramentos na literatura e nas artes brasileiras desenvolvidas em programas de pós-graduação de Letras e áreas afins;

·       Viabilizar troca de experiências entre pesquisadores/as dos Estudos Literários de grupos de pesquisas cadastrados no diretório do CNPq com estudiosos/as de diferentes instituições e regiões do país e do exterior;

·       Promover a integração de pesquisadores da graduação e pós-graduação da área de Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de Sergipe e das demais universidades participantes;

·       Divulgar os trabalhos apresentados no evento em coletâneas de periódicos, e-books e anais.

As inscrições estão disponíveis de 01/05 a 30/06 de 2022 pelo site do evento. O evento receberá taxa de inscrição para confecção do certificado do ouvinte e taxa de publicação para pesquisadores/as que apresentem proposta de comunicação para as modalidades Anais com ISSN e E-book com ISBN. Seguem, abaixo, as orientações sobre envio de resumo e de taxa de publicação, bem como sobre critérios de seleção e publicação.

 

INSCRIÇÕES PARA COMUNICAÇÕES COM TAXA DE PUBLICAÇÃO

 

Para apresentação de comunicação em simpósio temático: envio de resumo e comprovante de depósito da taxa de publicação via site.

Prazo de Inscrição: As propostas de resumos devem ser enviadas entre 01 de maio e 30 de junho de 2022

Público alvo: As inscrições para apresentação de comunicações podem ser feitas por: graduando/a vinculado/a ao PIBIC/IC em coautoria com o/a orientador/a e pesquisador/a vinculado/a a programas de Pós-graduação em Letras e áreas afins: mestrando/a, doutorando/a, mestre/a e doutor/a. (SÓ PODE HAVER UMA PARTICIPAÇÃO COM APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO PARA AUTOR OU CO-AUTOR)

Como efetivar sua inscrição para apresentar comunicação: Para concretizar sua inscrição e ter direito ao certificado de apresentação de comunicação, o participante deverá pagar a taxa de publicação conforme sua formação acadêmica e anexar ao site, que pedirá os seguintes dados pessoais e o seu resumo:

NOME COMPLETO (SEM ABREVIATURAS): exemplo: CRISTINA AUGUSTA SOUSA NUNES

CPF:

Instituição de vínculo:

Formação acadêmica:

E-mail:

 

1 – Modelo de resumo:

Título, autor (se houver, coautor abaixo) com sua(s) respectiva(s) instituição(ões), resumo e palavras-chave (Formato doc,  de 5 a 8 linhas, fonte arial, tamanho 12, espaço simples); Formato da página: Margens da folha A4: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita 2 cm.

Dados indispensáveis para aprovação

Simpósio ao qual se vincula: especificar o de sua preferência

Título: centralizado de APENAS uma linha em caixa alta (letras maiúsculas em negrito).

 

Exemplo:

SIMPÓSIOHomenagem à Semana de Arte Moderna: obras e autores pioneiros/as

 

TÍTULO: A HISTÓRIA DO REGIONALISMO NA LITERATURA BRASILEIRA


Autor: (com vínculo institucional e sua titulação de professor/a ou especificação do curso em andamento: mestrando/a, doutorando/a, etc.) Exemplo:  Maria Juliana Duarte (doutoranda/UFS)

Resumo: O resumo deve ser bem objetivo, claro e direto. Faça um panorama de sua comunicação com tema, objetivo, recorte, metodologia, obra e autor analisado. Dê relevância ao seu objetivo e ao campo teórico que será usado para chegar aos resultados desejados.

Palavras-chave: entre 3 e 5 palavras, separadas por vírgula.

 

VALORES PARA A TAXA DE PUBLICAÇÃO E CERTIFICADOS

Categoria dos participantes

Valor até 31/05

Valor até 30/06

Ouvinte (cadastro para certificado)

$ 10,00

$ 10,00

Graduando/a vinculado/a ao Pibic/IC

$ 30,00

$ 40,00

Graduado/a ou mestrando/a

$ 40,00

$ 50,00

Mestre ou doutorando/a

$ 50,00

$ 60,00

Doutor/a

$ 60,00

$ 70,00

 

Para a taxa de publicação, a operação bancária pode ser feita, por meio de depósito/transferência ou PIX, na conta corrente:

Banco do Brasil
Agência: 3546-7
Conta: 53.447-1
CNPJ: 28.097.956/0001-72 (para transferência bancária)
Titular da conta: Editora Criação / Adilma Menezes Oliveira ME

OU PIX pelo CNPJ da Editora Criação: 28097956000172

Observação: Apenas em caso de resumo não aprovado e não ajustado a partir das orientações dos/as avaliadores/as, a taxa de publicação será devolvida.

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE COMUNICAÇÕES

Cada pesquisador/a só poderá apresentar um trabalho como autor/a ou coautor/a (SÓ PODE SER COAUTOR/A O PROFESSOR/A ORIENTADOR/A). Sugere-se que sejam apresentadas pesquisas já concluídas ou em andamento que estejam relacionadas às temáticas dos simpósios.

Critérios acadêmicos para seleção de resumo:

a)      fundamentado teoricamente e respeite a estrutura de um trabalho científico com uma síntese: objetivo, recorte, campo teórico, resultados esperados;

b)      recorte da análise deve está adequada aos temas dos simpósios;

c)       o trabalho a ser apresentado deve ser pautado pelo ineditismo e sem plágio de trabalhos anteriores (resumos e textos já publicados em outros eventos poderão ser descartados pelo Conselho Editorial).

 

Só serão aceitos resumos dentro dos prazos e seguindo as normas publicadas nesta Chamada.

Atenção: O certificado de apresentação será fornecido somente a autores/as que ficarem conectados/as durante as falas de seu simpósio. Quando o/a autor/a não puder apresentar sua fala, não será permitida a apresentação de trabalho por terceiro/a.

Mais detalhes no site: https://editoracriacao.com.br/silc/