PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: MELISSA MARIA FONTENELE GOMES

DISCENTE: MELISSA MARIA FONTENELE GOMES
DATA: 01/08/2018
LOCAL: Sala de vídeoconferência, 404 B, do CCHLA
TÍTULO: O EFEITO DE REAL NA TEVÊ: MARCAS DO DOCUMENTÁRIO NA FICÇÃO SERIADA CONTEMPORÂNEA
PALAVRAS-CHAVES: ficção seriada televisiva; documentário; efeito de real; the office; narcos.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: Esta pesquisa analisa as aproximacoes e tensionamentos entre o real e a ficcao nas series de teve contemporaneas. Atraves da concepcao de efeito de real, formulada por Roland Barthes (2002), e de estilo, a partir de David Bordwell (2008) e de Jeremy G. Butler (2010), procuramos perceber como codigos tradicionalmente engendrados enquanto representacao da realidade, principalmente aqueles vindo do genero documental, operam para produzir uma impressao de realidade. Para tanto, a analise busca dar conta de quatro categorias divididas entre a sitcom The Office (NBC: 2005-2013), no qual a entrevista e a camera sao exploradas; e o drama Narcos (Netflix: 2015-), marcado pelo uso da voz over e da imagem de arquivo. Ao longo do trajeto ainda destacamos outras series contemporaneas em que o real e a ficcao se relacionam ao estabelecer conexoes com o mundo historico.
Presidente - 1584406 - MARCEL VIEIRA BARRETO SILVA
Interno - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA