PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: JESSICA MARIA Brasileiro DE FIGUEIREDO

DISCENTE: JESSICA MARIA Brasileiro DE FIGUEIREDO
DATA: 21/08/2018
LOCAL: Sala de vídeoconferência, 404 B, do CCHLA
TÍTULO: HAWKINS E O MUNDO INVERTIDO: ANÁLISE DOS MUNDOS POSSÍVEIS DE STRANGER THINGS
PALAVRAS-CHAVES: mundos possíveis, narrativa seriada, séries de televisão, Stranger Things
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: Esta dissertacao tem o objetivo de analisar os dois mundos atuais textuais apresentados na serie Stranger Things. Para tal, foram realizadas revisoes da literatura acerca das nocoes de mundos possiveis abordados na filosofia e nos estudos literarios, dos conceitos de mundo atual textual sustentados pela autora Marie-Laure Ryan (1991), alem de uma analise descritiva das articulacoes narrativas e visuais, que apontam para a presenca destes dois mundos. Partimos do pressuposto de que o Mundo Invertido se constitui como um segundo mundo na historia, existindo em paralelo com a cidade onde se passa a serie, Hawkins, onde os personagens moram. A descoberta deste segundo mundo e guiada pelas investigacoes que os proprios personagens desenvolvem, ao tentarem descobrir o paradeiro do garoto Will Byers, desaparecido no inicio da serie. Sendo assim, cada nova descoberta feita sobre o sumico do garoto, revela aspectos da existencia de um mundo paralelo, que mais tarde e denominado de Mundo Invertido. Para analisar este processo, nos ancoramos nos estudos de Aristoteles (1959) sobre reconhecimento numa fabula de ficcao. A partir desta articulacao, foi possivel observar de que forma os personagens passam do desconhecido para o conhecido, e identificar os aspectos do Mundo Invertido que sao apresentados ao longo da serie. O corpus deste trabalho foi composto pelos oito episodios que compoem a primeira temporada do seriado (Netflix, 2016). A analise foi realizada em torno de dois processos: a) descricao das articulacoes narrativas da serie, considerando o desenvolvimento de atos e arcos, o que proporciona uma verificacao detalhada da estrutura serial desta producao; b) descricao de sequencias de cenas, ilustradas por frames, para evidenciar os momentos que os personagens descobrem aspectos sobre o Mundo Invertido. Esta ultima analise e realizada com aporte metodologico nos estudos de Jeremy Butler (2009) sobre estilo da televisao. Os resultados obtidos evidenciam a presenca destes dois mundos em Stranger Things, os quais sao denominamos neste trabalho de dois mundos atuais textuais, e indicam uma mudanca na percepcao dos personagens sobre o seu proprio mundo familiar, a partir do entendimento completo de que ha um Mundo Invertido no universo desta ficcao.
Interno - 401182 - ED PORTO BEZERRA
Presidente - 1584406 - MARCEL VIEIRA BARRETO SILVA