PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA AGRA DA FONSÊCA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELA AGRA DA FONSÊCA
DATA: 24/08/2018
LOCAL: Auditório do Demid/CCHLA
TÍTULO: Sentidos de Poder e Política na Ficção Seriada Contemporânea: Encenações da política em House of Cards e The Wire.
PALAVRAS-CHAVES: ficção seriada; democracia; teoria política; House of Cards; The Wire.
RESUMO: Esta pesquisa analisa os sentidos produzidos sobre política, poder e democracia através da encenação em séries de televisão contemporâneas que trazem essa temática. O foco específico de análise são as séries dramáticas House of Cards (2013- ), do canal de streaming online Netflix, e The Wire (2002-2008), do canal de televisão a cabo HBO. Os dois seriados serão analisados em sua totalidade, considerando, portanto, todas as temporadas. Algumas aproximações entre teoria democrática e as narrativas estão apoiadas em autores clássicos, como Hobbes e Maquiavel. A partir de uma revisão bibliográfica das principais teorias políticas ocidentais desde a Antiguidade até os nossos dias, tendo como norte os modelos democráticos e seus desdobramentos, bem como as discussões contemporâneas relacionadas, o trabalho se aproxima dos objetos de pesquisa buscando identificar e discutir as relações entre esses postulados e as ideias produzidas pela fabulação dos seriados analisados, exemplificando essas relações através da análise da construção dramática dos personagens e seus arcos.
Interno - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Presidente - 1584406 - MARCEL VIEIRA BARRETO SILVA