PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: NAIANE BATISTA DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAIANE BATISTA DE ALMEIDA
DATA: 23/08/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de reuniões do Demid
TÍTULO: O FENÔMENO HALLYUEA CULTURA DOS FÃS: A EXPANSÃO DO SOFTPOWER DA COREIA DO SUL PARA O OCIDENTE
PALAVRAS-CHAVES: fandom, hallyu, soft power, cultura híbrida, reconfiguração
PÁGINAS: 54
RESUMO: Os bens culturais híbridos sul-coreanos estão tomando cada vez mais espaço na mídia global e vem transformando a comunicação da Coreia do Sul com os demais países. Essa expansão do soft power cultural para o Ocidente faz parte de um fenômeno de promoção global, que vem acontecendo desde o final dos anos de 1990. O fenômeno Hallyu (Onda Coreana) na contemporaneidade abrange uma infinidade de produtos que estão sendo constantemente reconfigurados pelo fandom, dentre os quais se destacam: às séries, à música e à beleza. Os fãs vem demonstrando participações por sua vez extremamente ativas e importantes para a transposição fluída do fenômeno entre às diferentes culturas. O presente trabalho objetiva analisar a organização dos fandoms brasileiros, suas semelhanças e diferenças, frente à difusão dos K-dramas, do K-pop e da K-beauty. A postura participativa do fandom vem refletindo na estratégia de expansão soft e na própria redefinição comunicacional da indústria criativa coreana como diplomacia Hallyu. Para isso, foram utilizados como fundamentos teóricos: o conceito de soft power (NYE JR, 2012); o soft power cultural (BALLERINI, 2017); o poder na comunicação (CASTELLS, 2017)o hibridismo cultural (CANCLINI, 2015);o hibridismo dos meios (SANTAELLA , 2010), cultura da participação (JENKINS, 2009; SHIRKY, 2011) e propagabilidade (JENKINS, GREEN e FORD, 2014).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 337362 - MARCOS ANTONIO NICOLAU
Interno - 1584406 - MARCEL VIEIRA BARRETO SILVA
Externo ao Programa - 2014451 - FILIPE BARROS BELTRAO