PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: NATALIA LAIS ALMEIDA XAVIER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATALIA LAIS ALMEIDA XAVIER
DATA: 27/11/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do DEMID
TÍTULO: Bote fé no noticiário: a construção da notícia e o imaginário no telejornal católico "Canção Nova Notícias"
PALAVRAS-CHAVES: Midiatização. Religião. TV Canção Nova. Jornalismo. Cotidiano. Imaginário
PÁGINAS: 179
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Desde o início da década de 1980, a midiatização da Igreja Católica tornou-se um fenômeno crescente no Brasil e a mídia passou a ser vista como importante ferramenta para difundir sua “verdade” e “ideais”. Um dos canais de televisão católicos nacionais é a TV Canção Nova, fundada em 1989 pela comunidade católica homônima. A grade de programação é formada por programas de variedades, pregações e missas, além da produção jornalística, com exibição de telejornais e boletins de notícias diariamente, além de programas de entrevistas e documentários semanais. Detemo-nos ao telejornal diário “Canção Nova Notícias” e buscamos compreender como o jornalismo é utilizado em uma emissora católica, diante do fenômeno da midiatização da religião, para levar aos fiéis as ideias e o imaginário ligados ao cristianismo. No que se refere à tipologia, esta é uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental, com análise de notícias veiculadas no telejornal “Canção Nova Notícias”, com abordagem qualitativa. A análise dos dados foi realizada tendo como base metodológica a análise de conteúdo e a Teoria Geral do Imaginário (DURAND, 2001). Além disso, para auxiliar na fase de análises, realizamos na etapa metodológica inicial revisão bibliográfica, com o levantamento de obras que tratam sobre midiatização, sobre o espaço da comunicação na Igreja Católica, sobre a TV Canção Nova e sobre o processo de produção das notícias. O estudo está dividido em três capítulos. O primeiro, aborda a midiatização da sociedade, da religião de uma forma geral e da Igreja Católica. Já no segundo capítulo, refletimos sobre o jornalismo enquanto instrumento de produção de sentido e sobre a presença do imaginário no jornalismo. Por fim, no terceiro capítulo, realizamos a análise de conteúdo e a hermenêutica simbólica proposta por Durand de dez notícias apresentadas no programa estudado para identificar como o material jornalístico e as imagens simbólicas são utilizados no telejornal católico “Canção Nova Notícias” para propagar valores religiosos e como a construção da notícia é influenciada por esses aspectos. Após as análises, identificamos que nos textos muitas vezes existem expressões ou trechos que indicam ou sugerem, em algumas situações implicitamente, como o cristão deveria agir em diversas situações, mesmo quando as notícias não são atreladas diretamente à religião, e que buscam difundir sentimentos como solidariedade e esperança. Com relação ao imaginário, a preponderância é de imagens relacionadas à luta para superar situações difíceis e à construção de uma harmonia.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2440088 - EUNICE SIMOES LINS
Externo ao Programa - 084.570.854-68 - LUIZ CUSTODIO DA SILVA - UEPB
Externo ao Programa - 1063236 - PATRICIA MONTEIRO CRUZ MENDES