PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: BÁRBARA HELLEN MENEZES FRAGA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BÁRBARA HELLEN MENEZES FRAGA
DATA: 18/02/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do Demid, CCHLA
TÍTULO: Soundsystem de bits: Baianasystem, tecnomediações e a midiatização da produção audiovisual da indústria fonográfica contemporânea.
PALAVRAS-CHAVES: Midiatização. Tecnomediações. Indústria Fonográfica. Produção audiovisual. BaianaSystem.
PÁGINAS: 153
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: A partir da observação das tecnomediações, termo definido por Sodré (2006), propomos desenvolver reflexões que inter-relacionam a midiatização ao cenário musical contemporâneo, observando como as produções da indústria fonográfica vêm se transformando a partir das perspectivas que surgem com esse fenômeno comunicacional. A partir da compreensão da necessidade do componente social interacional, delimitado por Braga (2012), buscamos perceber através das possibilidades propiciadas pelas novas mídias e suas ferramentas como as aplicabilidades podem ir além do conceito de programação de Flusser (2008), reconfigurando as práticas dessa indústria. Em relação ao que concerne à abordagem metodológica, utilizamos a pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, tendo como objeto de análise predominante a produção audiovisual do grupo musical BaianaSystem, situada nas redes sociais da banda, plataformas online e suas zonas limítrofes. Utilizamos como ferramenta de análise principal a midiatização, pois a consideramos como uma das que mais incide sobre as alterações de mediação pertinentes a esse mercado, bem como nas transformações e quebras dos diversos conceitos que foram contemplados nesta dissertação. Atreladas a esse fenômeno comunicacional, percebemos como a remidiação, delimitada por Bolter e Grusin (2000) e a remixabilidade, conceituada por Manovich (2005) impulsionam a criação de concepções midiatizadas dessa indústria. Em consonância, utilizamos a filosofia da fotografia como metodologia paralela para orientar o nosso olhar no sentido de como interpretamos os aparelhos, as programações, os programas e a figura do realizador, denominado originalmente por Vilém Flusser como fotógrafo. A partir do conceito de imagem-música de Silva (2006), percebemos como as configurações contemporâneas na era da metástase imagética, incrustada sobretudo nas redes sociais e plataformas online, fomentam um grau maior de dialogismo entre o paradigma visual e sonoro. O uso dos recursos audiovisuais passa a ser evidenciado como elemento indissociável das produções musicais, passando a ser utilizado amplamente nos produtos midiáticos do cenário atual e fomentando a intensificação dos diálogos possíveis entre a imagem e a música que constituem e conceituam o que denominamos como Soundsystem de Bits.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3263034 - ALAN MANGABEIRA MASCARENHAS
Externo à Instituição - BRUNO PEDROSA NOGUEIRA
Presidente - 2043189 - ISABELLA CHIANCA BESSA RIBEIRO DO VALLE