PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: FLÁVIO JÚNIOR FREITAS FERREIRA

DISCENTE: FLÁVIO JÚNIOR FREITAS FERREIRA
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Auditório do Demid, CCHLA
TÍTULO: ESTRATÉGIAS SOCIOEDUCATIVAS DAS TELENOVELAS EM TEMPOS DE CONVERGÊNCIA: UMA ANÁLISE DA NARRATIVA DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESFERA FICCIONAL DE A FORÇA DO QUERER
PALAVRAS-CHAVES: Telenovelas. Ações socioeducativas. Convergência. Cultura da participação. Transgênero.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: As reconfigurações que vêm atualizando as mídias ao longo dos anos provocam adaptações em diversos segmentos midiáticos, a exemplo da teledramaturgia, que tem na telenovela o seu maior e mais consumido produto de ficção seriada no Brasil. Este trabalho tem como objetivo geral analisar as ações socioeducativas relacionadas à transição de gênero da personagem Ivana/Ivan geradas tanto em programas de entretenimento e jornalismo da emissora quanto nos perfis oficiais da Rede Globo nas redes sociais digitais, a partir do universo da ficção de A Força do Querer (2017), da autora Glória Perez. A pesquisa considera a lógica da cultura da participação que molda as formas de emissão e recepção na era da convergência. Para tanto, se propõe realizar uma pesquisa qualitativa, exploratória e explicativa, com revisão bibliográfica, destacando-se autores como Henry Jenkins (2006; 2008), Yvana Fechine (2011; 2013; 2014), Maria Immacolata V. Lopes (2009; 2011; 2015; 2019) e pesquisadores da Rede Obitel Brasil, braço brasileiro de pesquisadores do Obitel (Observatório Ibero-americano da Ficção Televisiva), entre outros. Iremos mapear os programas televisivos e os perfis oficiais da emissora e da autora de A Força do Querer para compreender as estratégias utilizadas na promoção das ações socioeducativas que envolveram a personagem transgênero.
Externo à Instituição - LÍGIA BEATRIZ CARVALHO DE ALMEIDA
Interno - 1584406 - MARCEL VIEIRA BARRETO SILVA