Mutações da cultura midiática radiofônica: a nova práxis na produção de conteúdos digitais
rádio digital; cultura midiática; convergência; produção de conteúdos; formatos radiofônicos.
A questão da produção de conteúdos comunicacionais para as mídias inseridas no processo de digitalização e, consequentemente, no atual processo de convergência tecnológica são temas ainda pouco explorados no universo acadêmico. Nesse sentido, definimos para o rádio digital, nosso objeto de estudo, o seguinte problema: as mutações da cultura midiática radiofônica suscitam uma nova práxis na produção de conteúdos digitais. Em relação à abordagem do problema a presente pesquisa é de natureza qualitativa. Quanto aos objetivos pretendidos se caracteriza como um estudo exploratório, mas está estruturado também em certos aspectos que norteiam a abordagem dialética, uma vez que nosso objeto encontra-se em um espaço de mutação frequente, o ambiente digital. A pesquisa leva em consideração as quatro leis da mídia estabelecidas por McLuhan a respeito das consequências provocadas pelas inovações tecnológicas na cultura midiática. O estudo está dividido em cinco capítulos, cujas discussões se voltam para as considerações sobre a reinvenção midiática, tecnológica e cultural do rádio brasileiro; a relação rádio e internet; a reflexão sobre as principais características do rádio digital, seus desafios, impactos, experiências, tendências e perspectivas; a abordagem do atual cenário de convergência tecnológica e suas contribuições para a concepção de novas linguagens para os conteúdos radiofônicos; a discussão sobre a nova práxis na produção dos conteúdos digitais a partir da revisão de literatura sobre os gêneros midiáticos e a sugestão de novos formatos radiofônicos que tenham como base a adoção de características contextualmente interativas e convergentes capazes de potencializar a atuação dos novos usuários-ouvintes do rádio digital.