O relacionamento praticado na cibercultura entre empresas e seus públicos vem se destacando como um fenômeno comunicacional que foi reconfigurado a partir das práticas proporcionadas pela cibercultura, bem como pelo processo de midiatização. Mais do uma relação de compra e venda de produtos e serviços, o relacionamento mercadológico apresenta-se na comunicação contemporânea como uma relação duradoura e intensa entre os participantes. A busca constante pelo lucro por parte das empresas implica que haja a preocupação com os fluxos de comunicação, com a participação dos consumidores e, consequentemente, com o relacionamento com os mesmos. Isto porque a liberação da emissão, a conexão e a conversação mundial, considerados os princípios da cibercultura, têm permitido que os relacionamentos mercadológicos que ocorrem na rede se apresentem como uma tendência das mídias digitais, que apelam para a inserção das marcas como lovemarks. O projeto Nike Plus, estudo de caso deste trabalho, representa estes fenômenos ao potencializar a troca de informações, a interação e o envolvimento afetivo entre a empresa e consumidores participantes. Ao relacionar o consumo e a comunicação na cibercultura ao relacionamento mercadológico, objetivamos compreender os benefícios para as partes envolvidas e as condições implícitas neste relacionamento, além de identificar de que forma e em que aspectos o Nike Plus se inclui na dinâmica cotidiana das empresas e dos seus públicos. Para isso, os estudos a respeito da midiatização (práticas que midiatizam o cotidiano da sociedade e que ampliam as atuações da mídia criando um novo ambiente) são fundamentais para contextualizar a atual cultura da participação, o que, por sua vez, implica em uma atuação mais ampla do que o mero consumo de conteúdos comunicacionais por parte dos consumidores. Esse fato altera a relação estabelecida com as empresas, bem como com a própria cultura de consumo. Baseado nesta perspectiva, contemplamos o estudo de caso Nike Plus como um indício de um fenômeno que vem ganhando forças na cibercultura e que retrata as configurações da comunicação e do consumo contemporâneo.