PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: TARCINEIDE MESQUITA GALDINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TARCINEIDE MESQUITA GALDINO
DATA: 25/09/2012
HORA: 10:00
LOCAL: CCHLA-PPGC/SALA 111
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DO COTIDIANO NAS COLUNAS SOCIAIS DE JOÃO PESSOA: ESPAÇO PÚBLICO E SOCIALIDADES IMPRESSAS
PALAVRAS-CHAVES: PALAVRAS-CHAVES: COLUNA SOCIAL. COTIDIANO. JORNALISMO IMPRESSO. GÊNEROS JORNALÍTICOS. SOCIALIDADE. ESPAÇO PÚBLICO.
PÁGINAS: 58
RESUMO:

A pesquisa busca verificar como se apresenta o colunismo social de João Pessoa e o seu modo particular de construção do cotidiano, observando as narrativas sobre o espaço público, as formas de socialidades existentes e os estilos de vida. São analisadas as Colunas Abelardo Jurema (Correio da Paraíba), Gerardo Rabello (Jornal da Paraíba) e Goretti Zenaide (O Norte), selecionadas aos domingos num período de doze meses, tendo como arcabouço teórico a Sociologia do Cotidiano e as noções-chave que emergem da teoria de Michel Maffesoli. Parte-se da conjectura que o colunismo social na imprensa exibe diariamente diversificados aspectos do cotidiano. Esses aspectos são legitimados pela própria fragmentação temática do jornalismo que tende, entre outras coisas, aproximar o público de seus produtos. Em razão das peculiaridades que dispõem as colunas sociais, cabe no recorte temático desse gênero, uma gama de assuntos que vão desde os aspectos frívolos e lúdicos do cotidiano aos aspectos mais sérios com foco no interesse público, como a política por exemplo. Além de indicar os modos de apresentação dos atores nos eventos sociais e as formas de socialidades, essas colunas também assinalam uma preocupação com o espaço público e a cidade. Assim, descrevem cenários e paisagens urbanas ao mesmo tempo em que constroem realidades socioeconômicas a partir da exibição de estilos de vida. Neste sentido, a análise do objeto empírico, demonstra que o cotidiano nas colunas sociais pode ser lido a partir de suas efervescências festivas, mas também a partir de suas fragmentações e conflitos. Com a pesquisa, busca-se outra lógica para entender o colunismo social. Uma lógica que encara as colunas sociais como parte fundamental do jornalismo e a frivolidade como valor estético de nossa cultura.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 336970 - WELLINGTON JOSE DE OLIVEIRA PEREIRA
Interno - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Interno - 338356 - DERVAL GOMES GOLZIO