PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: FELLIPE GUSTAVO ROCHA MOUSINHO DE BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELLIPE GUSTAVO ROCHA MOUSINHO DE BRITO
DATA: 05/10/2012
HORA: 14:00
LOCAL: CCHLA-PPGC/SALA 111
TÍTULO: PUBLICIDADE PARTICIPATIVA: UM NOVO MODELO DE PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA
PALAVRAS-CHAVES: Cibercultura; Plataformas colaborativas; Publicidade Participativa; Crowdsourcing
PÁGINAS: 55
RESUMO:

Inseridos em uma cultura participativa presente no ciberespaço e possibilitados pelas facilidades dos meios de produção, os consumidores passam a redirecionar o fluxo criativo existente no segmento midiático. Jogos, filmes, músicas, notícias e agora também os anúncios publicitários, começam a ser desenvolvidos pelos próprios usuários, configurando, assim, uma nova instância de produção, dando origem às chamadas Publicidades Participativas.

Identificadas como um novo modelo de produção, estas ações participativas começam a ser possibilitadas a partir da década de 70, através da junção de elementos como: cibercultura, novas tecnologias de informação e comunicação e do novo espírito do capitalismo.

            Agora, permitidos por uma forma de capitalismo descentralizado, que apresenta em sua base estruturas como flexibilidade, reatividade e criatividade, aliados aos novos meios tecnológicos e ao ambiente proporcionado pelo ciberespaço, os consumidores ganham um novo papel na comunicação: saem do estado de passividade para se tornarem ativos, de meros receptores para produtores da informação.

Fruto das atuais reconfigurações, as ações de Publicidade Participativa surgem das expressões alternativas dos consumidores, sem nenhuma finalidade econômica, motivados pela simples necessidade de fazerem parte da imagem corporativa das marcas, mesmo que na maioria das vezes atuando de forma não autorizada.

            Observando esta tendência colaborativa e a qualidade das peças direcionadas para o ciberespaço, estas ações começam a ser utilizadas em um novo modelo econômico, baseadas nos princípios do Crowdsourcing, que, de acordo com Howe (2009), trata-se “do uso da tecnologia para incentivar níveis inéditos de colaboração e trocas significativas entre pessoas com as formações mais diversas, das mais distantes localizações geográficas” (HOWE, 2009, p.11).

Apresentando uma forma inovadora de fazer publicidade, como a “propaganda desenvolvida pelo consumidor”, parte-se da análise de um elemento nativo desta nova prática: a rede social Zooppa, compreendida como uma plataforma colaborativa inserida neste modelo de produção.

Tendo o seu funcionamento baseado no modelo de Crowdsourcing, esta plataforma utiliza como força de produção um capital criativo heterogêneo, com o objetivo de resolver os problemas de comunicação apresentados pelas empresas. Através de competições patrocinadas por marcas famosas, os usuários competem no desenvolvimento das melhores soluções publicitárias, premiando-se as peças que conseguirem suprir as necessidades apresentadas pelas marcas.

Através destas novas possibilidades de interação entre anunciantes e usuários, o presente trabalho tem por objetivo a identificação de um novo modelo de produção publicitária presente no ciberespaço. Verificar-se-á de que maneira o referido site possibilita uma reconfiguração da prática publicitária, observando, neste novo processo em implantação, uma atividade desenvolvida paralelamente ao sistema atual (que se caracteriza pelo desenvolvimento de anúncios publicitários pelas agências de publicidade e propaganda), existente no contexto da cibercultura e em ambientes virtuais, levantando assim, indícios que podem constituir uma nova fase da publicidade.

 

 

 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 401182 - ED PORTO BEZERRA
Interno - 337362 - MARCOS ANTONIO NICOLAU