A questão da midiatização nos surge como um fenômeno inacabado, mas, com a análise de algumas resenhas cinematográficas, em seus aspectos audiovisuais, textuais e os comentários do público, pretendemos entender como elas, em um determinado site, vêm sendo parte de um processo de midiatização, revelando o transbordamento das relações sociais para um meio que vem se tornando cada vez mais um espaço, e com isso gerando a noção de “web-resenha”. Nosso objetivo está em descobrir como essa relação naturalmente complexa e impura entre resenha e Web está gerando novas práticas midiáticas, como isso influencia novas formas de produção da mensagem, mas também de experiências com a resenha. Quanto ao nosso método, temos a Análise de Conteúdo, do meio e da mensagem, mas usada de uma forma pouco formalista, permitindo um tipo de análise que ocorreu de acordo com o que o nosso objeto e sua problemática vêm nos trazendo, sem que os tenhamos colocado numa estrutura demasiadamente rígida. O fato é que descobrimos que essa nova forma de fazer resenha não se limita à “resenha textual online” ou à “resenha audiovisual online”, mas inclui todo o entremeio da Web e toda a experiência humana resultante disso, desse contato com hipermídia e possibilidades interativas. Enfim, devemos explicar que analisamos dois aspectos, o da produção da mensagem principal e a das mensagens de retorno do público interagente, frente a um processo de midiatização das resenhas ainda em andamento, e que nos tem revelado que a dimensão da “web-resenha” não é um processo que vem depois das “resenhas online”, mas que ambas as caracterizações coexistem, sendo dimensões diferentes de um mesmo fenômeno.