Através da democratização das ferramentas de produção e inseridos em uma cultura participativa, os usuários passam a produzir e compartilhar os seus próprios conteúdos, reconfigurando práticas tradicionais e constituindo novas instâncias produtivas. Por meio desta modificação no fluxo de produção, onde o consumidor assume tanto o papel de espectador quanto o de produtor de informação, diversos segmentos midiáticos passam a ter as suas atividades modificadas, atingindo também o fazer publicitário atual. A partir desta interação possibilitada pelo meio, os anúncios deixam de ser desenvolvidos exclusivamente pelas agências e indivíduos especializados, e passam a ser desenvolvidos pelos próprios consumidores, classificados nesta pesquisa como ações de Publicidade Participativa. Apresentando uma forma inovadora de fazer publicidade, como a “propaganda desenvolvida pelo consumidor”, partimos do exame de um elemento nativo desta prática: a rede social Zooppa, compreendida como uma plataforma colaborativa inserida neste modelo de produção. Desta maneira, a presente pesquisa teve por objetivo a análise do novo sistema de produção, verificando de que maneira o referido site e o capital produtivo heterogêneo possibilitam uma reconfiguração da prática publicitária. Por meio dos resultados obtidos na pesquisa, pudemos comprovar o início de uma nova fase da publicidade, definida no estudo como Fase da Resistência.