PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LARISSA NASCIMENTO LOPES DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA NASCIMENTO LOPES DE OLIVEIRA
DATA: 22/02/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Vídeoconferência
TÍTULO: Gestos Nostálgicos na Televisão Brasileira: A Representação dos Programas Infantis dos Anos 1980 em Samantha! e Verão 90
PALAVRAS-CHAVES: Nostalgias. Televisão Brasileira. Programas infantis; Ficção Seriada.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Esta dissertação propõe entender como os produtos audiovisuais brasileiros, em suas produções de sentido, representam os programas infantis da década de 1980 a partir da instrumentalização das nostalgias. Para tal, são elencados como corpus de análise duas ficções seriadas contemporâneas que trabalham com abordagens nostálgicas: a série Samantha! (Netflix, 2018-2020) e a telenovela Verão 90 (Rede Globo, 2019). A intenção em pesquisar estes objetos parte de um fenômeno, neste caso comunicacional, porém, também sociológico, que tem recebido destaque na última década: existe um crescente movimento mercadológico em que empresas lançam produtos e serviços com o apelo do retorno ao passado (SANTA CRUZ, 2017). Na construção do argumento teórico apresento uma revisão dos estudos sobre nostalgias e suas conexões com o comportamento da sociedade contemporânea, abordando questões sobre modernidade, utopias, memória, televisão e identidades brasileiras. Após esta discussão, o texto explora as pesquisas que envolvem mídias e nostalgias, discorrendo sobre ações ou gestos nostalgizantes (NIEMEYER, 2014; LEAL, BORGES e LAGE, 2018; VIEIRA e LOPES, 2020), nostalgia ativa (FERRAZ, 2017), nostalgia induzida pela mídia (WULF et al., 2018), estilo cultural nostálgico (GRAINGE, 2000), entre outros conceitos. Os objetos, seus ambientes de produção, circuitos e recepção, são apresentados junto a descrição de seus enredos (FIELD, 2001; NEWMAN, 2006; MCKEE, 2006), e, metodologicamente, sugiro duas categorias de análise: Construção das Protagonistas e Composição Cênica. Na primeira categoria, a partir da perspectiva de Egri (2004) e McKee (2006), abordo a construção das protagonistas e como as nostalgias são operacionalizadas através de suas vivências. Na segunda, fundamentada nas perspectivas de Bordwell (2008), Bordwell e Thompson (2013), Butler (2010) e Picado e Souza (2018), observo cenários, figurinos, cores, iluminação e disposição de personagens nos programas infantis representados nas ficções que são objetos da pesquisa. Ao final, alguns gestos nostálgicos realizados por Samantha! e Verão 90 são considerados: romântico, irônico, metaimagético e autorreferencial, educativo, identidades coletivas e estilo cultural. Ao olhar para os objetos e para além do que eles exibem à primeira vista, é notável compreender que nostalgias são fenômenos modernos, modos de nostalgizar através da mídia são fenômenos modernos contemporâneos. Hoje temos produtores que instrumentalizam nostalgias por demasiadas vertentes e este fenômeno é positivo por deslocar as nostalgias da conjuntura de saudade exacerbada do passado e coloca-la frente a posições críticas e argumentativas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARIANE DINIZ HOLZBACH
Externo à Instituição - GABRIELA BORGES MARTINS CARAVELA
Presidente - 1584406 - MARCEL VIEIRA BARRETO SILVA