PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: LARISSA NASCIMENTO LOPES DE OLIVEIRA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA NASCIMENTO LOPES DE OLIVEIRA
DATA: 22/02/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Vídeoconferência
TÍTULO: Gestos Nostálgicos na Televisão Brasileira: A Representação dos Programas Infantis dos Anos 1980 em Samantha! e Verão 90
PALAVRAS-CHAVES: Nostalgias. Televisão Brasileira. Programas infantis; Ficção Seriada.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Esta dissertação propõe entender como os produtos audiovisuais brasileiros, em suas
produções de sentido, representam os programas infantis da década de 1980 a partir da
instrumentalização das nostalgias. Para tal, são elencados como corpus de análise duas
ficções seriadas contemporâneas que trabalham com abordagens nostálgicas: a série
Samantha! (Netflix, 2018-2020) e a telenovela Verão 90 (Rede Globo, 2019). A intenção
em pesquisar estes objetos parte de um fenômeno, neste caso comunicacional, porém,
também sociológico, que tem recebido destaque na última década: existe um crescente
movimento mercadológico em que empresas lançam produtos e serviços com o apelo do
retorno ao passado (SANTA CRUZ, 2017). Na construção do argumento teórico
apresento uma revisão dos estudos sobre nostalgias e suas conexões com o
comportamento da sociedade contemporânea, abordando questões sobre modernidade,
utopias, memória, televisão e identidades brasileiras. Após esta discussão, o texto explora
as pesquisas que envolvem mídias e nostalgias, discorrendo sobre ações ou gestos
nostalgizantes (NIEMEYER, 2014; LEAL, BORGES e LAGE, 2018; VIEIRA e LOPES,
2020), nostalgia ativa (FERRAZ, 2017), nostalgia induzida pela mídia (WULF et al.,
2018), estilo cultural nostálgico (GRAINGE, 2000), entre outros conceitos. Os objetos,
seus ambientes de produção, circuitos e recepção, são apresentados junto a descrição de
seus enredos (FIELD, 2001; NEWMAN, 2006; MCKEE, 2006), e, metodologicamente,
sugiro duas categorias de análise: Construção das Protagonistas e Composição Cênica.
Na primeira categoria, a partir da perspectiva de Egri (2004) e McKee (2006), abordo a
construção das protagonistas e como as nostalgias são operacionalizadas através de suas
vivências. Na segunda, fundamentada nas perspectivas de Bordwell (2008), Bordwell e
Thompson (2013), Butler (2010) e Picado e Souza (2018), observo cenários, figurinos,
cores, iluminação e disposição de personagens nos programas infantis representados nas
ficções que são objetos da pesquisa. Ao final, alguns gestos nostálgicos realizados por
Samantha! e Verão 90 são considerados: romântico, irônico, metaimagético e
autorreferencial, educativo, identidades coletivas e estilo cultural. Ao olhar para os objetos e para além do que eles exibem à primeira vista, é notável compreender que
nostalgias são fenômenos modernos, modos de nostalgizar através da mídia são
fenômenos modernos contemporâneos. Hoje temos produtores que instrumentalizam
nostalgias por demasiadas vertentes e este fenômeno é positivo por deslocar as nostalgias
da conjuntura de saudade exacerbada do passado e coloca-la frente a posições críticas e
argumentativas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARIANE DINIZ HOLZBACH
Externo à Instituição - GABRIELA BORGES MARTINS CARAVELA
Presidente - 1584406 - MARCEL VIEIRA BARRETO SILVA