Em decorrência das transformações midiáticas e socioculturais, além das constantes inovações tecnológicas e comunicacionais, uma nova dinâmica tem se instaurado na publicidade em tempos de cibercultura. Trata-se de um cenário que envolve também mudanças no âmbito do consumo, da valorização da marca e dos comportamentos dos consumidores. Dessa maneira, nesta era de conexões instantâneas, as gerações estão passando pelo aprendizado de uma nova forma de interatividade, participação e compartilhamento. Sobretudo nas mídias digitais, estes aspectos têm alterado o fazer publicitário, ocasionando uma reconfiguração em suas práticas. Com o intuito de abordar tal fenômeno comunicacional, este trabalho investiga de que modo a publicidade tem se reconfigurado nas mídias digitais. Para tanto, criamos uma tipologia que compreende as novas formas de narrativas, linguagens, estratégias, interações e relacionamentos, que não eram visualizados antes deste ambiente comunicacional. Como estruturação, no primeiro capítulo introduzimos o trabalho com os principais aspectos da pesquisa. Em seguida, no segundo e terceiro capítulos apresentamos a fundamentação teórica que embasa o objeto de estudo, conteúdo do quarto capítulo. Por sua vez, ele consiste na tipologia mencionada anteriormente, caracterizando três práticas publicitárias nas mídias digitais: realidade aumentada, coprodução/coautoria e protagonização do anúncio. A fim de elucidar o fenômeno tratado, analisamos cinco campanhas publicitárias escolhidas pela sua representatividade. A partir desse estudo, observamos ainda as tendências atuais e refletimos sobre os rumos da publicidade.