Há pouco mais de duas décadas, sob a égide dos Meios de Comunicação de Massa, não nos era possível realizar atividades como o compartilhamento de informações, ideias e opiniões através dos canais de comunicação tradicionais. Até que a comunicação em rede efetivou-se como uma realidade premente da sociedade da informação e a cibercultura trouxe consigo a possibilidade de instauração da inteligência coletiva. Nesse contexto vimos surgir uma cultura do faça você mesmo na internet, a partir da apropriação midiática por parte de todos nós internautas. Essa prática surgiu nos anos 1970 juntamente com o movimento punk, nos Estados Unidos e Inglaterra e hoje toma força na cibercultura se configurando como um novo fenômeno midiático. Levando isso em consideração, percebemos a importância e a necessidade de se realizar um estudo sobre o tema pelo fato de que a cultura do faça você mesmo se configura como uma das principais características da cibercultura e da cultura do compartilhamento, além de que ainda não há pesquisas sobre o assunto. Como objetivo geral do trabalho nós buscamos realizar um estudo sobre a cultura do compartilhamento que se instaurou na internet com a prática da cultura do faça você mesmo, como fenômeno midiático. Temos como objetivos específicos compreender a inteligência coletiva como incentivadora da criação de espaços de veiculação de conhecimento na internet; analisar como as pessoas estão procurando e usufruindo das soluções disponíveis na internet para os seus problemas do cotidiano; averiguar como essas manifestações aconteciam antes de a internet ser criada e como elas se configuram nos dias de hoje, através da cultura do faça você mesmo; identificar e categorizar os tipos de manifestações da cultura do faça você mesmo na internet. Para tanto optamos por realizar uma pesquisa exploratória, que nos dará a oportunidade de conhecer com detalhes esse novo fenômeno comunicacional para demonstrar sua existência, suas propriedades e seus desdobramentos em seu contexto.