A pesquisa compreende o estudo de ensaios fotojornalísticos que integram projeto Magnum in Motion, produzido pela agência fotográfica Magnum, disponíveis na internet e acessados por um sujeito participador. O propósito central é examinar o uso comunicacional e artístico de enquadramentos e molduras atribuídos aos limites das imagens, nos ensaios Theater of War (2011), de Moises Saman e Entre ciel et terre (2011), de Cristina Rodero. Dentre os objetivos buscamos identificar as principais características de enquadramentos/molduras identificadas nos ensaios de acordo com as suas abordagens: o primeiro retrata os últimos dias do ditador Gaddafi na Líbia em meio a uma guerra civil chamada de Revolução Líbia; o segundo aborda as dualidades das tradições culturais de diferentes povos (africanos, árabes, indianos) e rituais religiosos e pagãos. Os enquadramentos de imagens jornalísticas delimitam informações e ao mesmo tempo expressam sentidos artísticos, sempre de acordo com o ponto de vista do fotógrafo, constituindo uma linguagem audiovisual própria, com seus repertórios e suas regras de combinação e de uso. O nosso aporte teórico para o estudo de enquadramentos/molduras utiliza os autores Aumont (2004, 2006), Martin (2005), Nöth (2006) e Deleuze (1983). Como procedimento metodológico, levamos em conta a dinâmica de cada ensaio fotojornalístico, mantendo um primeiro contato espontâneo com o material para em seguida definir estratégias de leitura, tais como: identificar tipos de enquadramentos/molduras, examinar suas formas de recorte de imagens e funções de significação jornalística e artística.