PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JÚNIA MARA DIAS MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÚNIA MARA DIAS MARTINS
DATA: 27/08/2013
HORA: 15:00
LOCAL: CCHLA-PPGC/SALA 118
TÍTULO: Manifestações folkcomunicacionais como propulsoras de empoderamento social no Ponto de Cultura Estrela de Ouro, em Aliança-PE
PALAVRAS-CHAVES: Folkcomunicação; Cultura Popular; Política Pública Cultural; Ponto de Cultura; Empoderamento Social
PÁGINAS: 85
RESUMO:

Situado no município de Aliança, na zona rural pernambucana, o Estrela de Ouro foi o primeiro grupo contemplado como Ponto de Cultura no Nordeste. Ponto de Cultura (PC) é a principal ação do Programa Cultura Viva, criado em 2004, no governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Trata-se de projetos culturais organizados por instituições legalmente constituídas, sem fins lucrativos, com atividades lúdicas, artísticas e de inclusão digital que normalmente abrangem a comunidade na qual o Ponto se situa. Voltados à ampliação e potencialização do acesso aos meios de produção, fruição e formação cultural, os PCs se apresentam como uma política pública inovadora que, com o financiamento do Estado, implementam ações de cidadania, educação, arte, economia criativa e solidária. Todo PC, em sua práxis, convive com elementos ligados à comunicação social – produção audiovisual como finalidade ou meio de registro e difusão das suas atividades, na apropriação dos instrumentos de comunicação e suas técnicas por classes marginalizadas – o que corrobora o estudo do ponto de vista da folkcomunicação. Ainda que o Cultura Viva tenha descontinuado ações relativas aos Pontos de Cultura na gestão Dilma Rousseff, o Estrela de Ouro mantém suas atividades socioculturais, fomentando o espaço rural como zona efervescente em cultura popular. A presente pesquisa dissertativa propõe a análise das manifestações folkcomunicacionais do PC Estrela de Ouro como propulsoras de empoderamento social. Para isso, identifica, delineia e descreve tais manifestações, apresentando circunstâncias possíveis de empoderamento, passando ainda pela descrição dos seus ativistas midiáticos. Teoricamente, o estudo de caso tem como base o tripé: 1. Folkcomunicação, teoria desenvolvida por Luiz Beltrão; 2. Empoderamento Social; e 3. Pontos de Cultura. O método adotado é o etnográfico, com utilização, entre outros instrumentos, de observação assistemática, registro fotográfico e entrevistas. A abordagem é qualitativa, de cunho exploratório e a análise tem caráter interpretativo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 330200 - OSVALDO MEIRA TRIGUEIRO
Interno - 336943 - HENRIQUE PAIVA DE MAGALHAES
Externo à Instituição - ANTONIO ALBINO CANELAS RUBIM - UFBA