PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: PÂMELA MONIQUE CARDOSO BÓRIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PÂMELA MONIQUE CARDOSO BÓRIO
DATA: 28/08/2013
LOCAL: CCHLA-PPGC/Secretaria
TÍTULO: A INFLUÊNCIA DO PROSUMER NA CULTURA MIDIÁTICA AUDIOVISUAL
PALAVRAS-CHAVES: Comunicação. Prosumer. TVDI.
RESUMO:

Esta pesquisa discute a comunicação pós-moderna, os novos hábitos de consumo e produção de informação e a emergência doprosumer, protagonista nesse processo.O termo foi criado por Alvin Tofler para designar o novo perfilprodutor-consumidor. O prosumer pode ser comparadoao produtor da época que antecede o capitalismo, mas que agora ressurge como produtor de informação midiática, forte e influente, participando ativamente na elaboração de conteúdos informativos diversos nas novas mídias: Internet e TV Digital – TVDi. Os profissionais do jornalismo estão tendo que se reinventar. O público deixou de ser passivo. Os profissionais do marketing procuram compreender os mecanismos e as tendências de consumo nas novas mídias. A indústria audiovisual vem se adaptando aos novos tempos de popularização da Internet e crescimento contínuo das redes sociais. Como a produção do prosumer vem sendo aproveitada na Internet, na televisão e na TVDi? Qual o rumo que o fenômeno destina à comunicação? Quais as tendências atuais? O objetivo geral dessa pesquisa é mostrar a imbricação do prosumer com a indústria midiática audiovisual e tentar compreender o papel desse público no cotidiano da comunicação. Como resultado dessa pesquisa, podemos afirmar que,a atuação do prosumer, apesar se tratar de algo recente, já produz efeitosimportantes na história da humanidade. Compreender esse tema é embrenhar-se de forma cosnciente na dinâmica da sociedade da informação na qual grande parte das culturas estão inseridas.

Interno - 2174892 - BERTRAND DE SOUZA LIRA
Presidente - 2324279 - OLGA MARIA TAVARES SETUBAL