PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA MARIA DE SOUSA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA MARIA DE SOUSA PEREIRA
DATA: 29/08/2013
LOCAL: CCHLA-PPGC/SALA 118
TÍTULO: O TELEJORNALISMO E O PROCESSO DE INTERAÇÃO COM AS REDES SOCIAIS. INTERFACES DA TV CABO BRANCO E TV PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Telejornalismo; Interação; Redes Sociais; Televisão
RESUMO:

Com o avanço das novas tecnologias e o crescimento do uso de redes sociais, a forma de construir e compartilhar as notícias tem se modificado a cada dia. Mais do que um espaço de entretenimento, a internet passou a ser uma fonte diária de informações que tem modificado cada vez mais os formatos jornalísticos já existentes. Não se trata apenas de transformações tecnológicas, mas também de mudanças dos hábitos dos telespectadores. Ávidos pela possibilidade de produzir e compartilhar conteúdos, as pessoas querem fazer parte da cultura participativa. Nesse contexto, a proposta de estudo consiste em analisar a interação dos telespectadores e usuários de redes sociais como colaboradores no telejornalismo, no intuito de identificar como as redes sociais (Facebook e Twitter) são usadas e de que forma contribuem para um novo formato jornalístico. Para isso, dedicaremos nossa análise ao uso dos perfis dos telejornais das emissoras TV Paraíba e TV Cabo Branco, ambas afiliadas da Rede Globo na Paraíba. A pesquisa será feita de forma exploratória em busca compreender como se dá relação entre o público-mídia-tecnologia.

Presidente - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Interno - 337362 - MARCOS ANTONIO NICOLAU