A dissertação buscou verificar como é construído o conceito de cultura underground no jornalismo cultural produzido pelo jornal Correio da Paraíba, partindo do pressuposto de que a cultura underground recebe atenção da mídia impressa, mesmo sendo uma expressão cultural considerada marginal e não atendendo à lógica de produção capitalista. Os objetivos específicos foram analisar no cotidiano as principais características da cultura underground, conhecer as estratégias discursivas utilizadas pelo jornalismo cultural para abordar a cultura underground e problematizar os contextos históricos que influenciaram o surgimento desse movimento cultural e sua relação com o cotidiano. A investigação interdisciplinar sustenta-se em fundamentos teóricos-metodológicos do campo da Comunicação Social, especialmente nas teorias construtivistas do jornalismo, da área de Sociologia, especificamente a Sociologia do Cotidiano na perspectiva de Michel Maffesoli, além de questões teóricas relacionadas à Juventude e ao Imaginário. Na Linguística buscou-se contribuição para a análise do discurso midiático proposta por Patrick Charaudeau, que serviu como método de procedimento. Nesse sentido, são analisados 30 exemplares da editoria de cultura do jornal Correio da Paraíba publicados nos anos de 1970, 1980, 1990, 2000 e 2010.