PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: DIEGO LUIZ NOBREGA RODRIGUES
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEGO LUIZ NOBREGA RODRIGUES
DATA: 31/03/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet - meet.google.com/ymq-njxe-vac
TÍTULO: FOTOGRAFIAS QUE VIRALIZAM: QUANDO UMA IMAGEM MOBILIZA AFETOS COLETIVOS
PALAVRAS-CHAVES: Aby Warburg; Pathosformel; Imagem Digital; Fotografia Viral; Bios Midiática.
PÁGINAS: 137
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Esta dissertação tem como objetivo traçar caminhos de compreensão sobre o processo de viralização de uma fotografia no meio digital contemporâneo. Para tanto, partiremos do pressuposto de que tal fenômeno pode indicar uma mobilização de afetos em massa, acionando conjuntamente imagens que habitam nossas memórias pessoais e coletivas. Para trazer à luz esta dinâmica, propomos na primeira parte deste trabalho uma aproximação entre o pensamento do historiador de arte alemão Aby Warburg (1866 - 1929) - cuja teoria trata da sobrevivência das fórmulas patéticas (Pathosformel) em nosso patrimônio visual hereditário e o campo da comunicação, com o objetivo de identificar pontos de diálogo entre a nossa problemática acerca das fotografias virais e o que se chamou de Ciência Sem Nome warburguiana, através de uma revisão bibliográfica dessa teoria. Na segunda parte de nossa pesquisa, buscaremos pensar sobre os estatutos contemporâneos da imagem a partir de importantes pensadores desta área, como os autores Georges Didi-Huberman e Juan Fontcuberta, e, ainda, considerando a nova bios midiática pensada por Muniz Sodré como o lugar onde está inserido o fenômeno que buscamos compreender melhor. Em nossa terceira e última parte, destacaremos e analisaremos, sob a luz da Ciência Sem Nome warburguiana, um grupo de três fotografias que viralizaram no Brasil nos últimos cinco anos, com o objetivo de verificar a possível existência de um Pathosformel sobrevivente em algumas destas fotografias. Por fim, utilizaremos o seu método de associação de imagens para elaborar nossas próprias pranchas temáticas, tal qual o Atlas Mnemosyne (obra elaborada a partir das pranchas, contendo cerca de mil imagens e produzidas principalmente entre 1927 até o seu falecimento em 1929), expondo desta forma a constelação de imagens cambiáveis capazes de mobilizar nossos afetos no processo que torna algumas fotografias na web em fotografias virais. Nosso estudo de caso, de caráter qualitativo e exploratório, buscará, por um lado, compreender o fenômeno da viralização de tais fotografias, e, por outro, levar a fotografia digital contemporânea para o centro de um cruzamento de eixos teóricos interdisciplinares, característico do pensamento warburguiano, e que se mostrou fecundo na busca por traçar novos meios de compreensão para um fenômeno próprio de uma sociedade hiperconectada.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2043189 - ISABELLA CHIANCA BESSA RIBEIRO DO VALLE
Externo à Instituição - JOSE AFONSO DA SILVA JUNIOR
Externo à Instituição - MAURICIO LISSOVSKY