PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: ANA CAROLINA VANDERLEI CAVALCANTI

DISCENTE: ANA CAROLINA VANDERLEI CAVALCANTI
DATA: 27/02/2014
LOCAL: CCHLA-PPGC/SALA 111
TÍTULO: COBERTURA INTERNACIONAL, MEDIADORES E CONTEXTOS DE USO DE TECNOLOGIAS NO JORNAL NACIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Telejornalismo. Jornalismo Internacional. Mediadores. Celular, Webcam e Internet. Modo de Endereçamento.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: Os correspondentes e enviados especiais representam, no exterior, os veículos de comunicação para os quais trabalham. Eles são os mediadores responsáveis por testemunhar e traduzir fatos e acontecimentos internacionais para o público de seus países de origem. Desde o surgimento profissional da função, cumprem a tarefa de fazer a notícia atravessar “fronteiras”, recorrendo às tecnologias disponíveis em cada época. Nesta pesquisa, nosso olhar se volta para os correspondentes e enviados especiais da Rede Globo que, a serviço do Jornal Nacional (JN), no primeiro semestre de 2011, viveram uma fase singular de apropriações da linguagem digital, incorporando dispositivos tecnológicos como o celular e a webcam, assim como também o “via internet”, em suas reportagens e entradas ao vivo. O telejornal de maior prestígio no Brasil adotava, ali, uma prática discursiva cada vez mais comum nos meios de comunicação, a autorreferencialidade (FAUSTO NETO, 2008), assumindo os meios utilizados por suas equipes para apresentar as notícias internacionais aos brasileiros, ao mesmo tempo em que reforçava seu posicionamento frente às novas tecnologias (GOMES, 2012). A pesquisa toma como referência metodológica os operadores de análise do Modo de Endereçamento do programa, desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa de Análise de Telejornais, da Universidade Federal da Bahia, associados ao conceito de Gênero Televisivo. Assim, valorizamos e colocamos em perspectiva o contexto profissional e cultural em que a prática jornalística se deu. A intenção é interpretar o papel dos mediadores na incorporação desses novos dispositivos tecnológicos e compreender de que forma variáveis como a conjuntura dos fatos noticiados, seja de exceção ou de rotina, e a própria relevância das notícias ou das fontes entrevistadas pela reportagem agem sobre a necessidade de adoção dessas tecnologias. Também tentamos entender o significado dessas práticas incorporadas pela cobertura internacional do JN, interpretando de que forma a apropriação dos dispositivos tecnológicos pelos correspondentes e enviados ressignifica a notícia, bem como reforça a imagem de credibilidade e atualidade do telejornal. E, por fim, procuramos analisar se tais usos indicam apenas improvisação pontual, devido a situações extremas ou se apontam também para a necessidade de experimentação e incorporação de novas linguagens pelo Jornal Nacional.
Externo ao Programa - 1117902 - CARMEN VIRGINIA MONTENEGRO SA BARRETO
Externo à Instituição - FERNANDO FIRMINO DA SILVA