PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: KARLA ROSSANA FRANCELINO RIBEIRO NORONHA

DISCENTE: KARLA ROSSANA FRANCELINO RIBEIRO NORONHA
DATA: 27/03/2014
LOCAL: PPGC - SALA 118
TÍTULO: Televisão Universitária e Redes Sociais: novas possibilidades de interatividade com o Telespectador
PALAVRAS-CHAVES: Interatividade; TV Digital; TV Pública; TV Universitária; Redes Sociais.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: Este trabalho tem o objetivo de estudar a TV universitária no contexto da convergência de conteúdos considerando as redes sociais como elemento de agregador de informação, pois o telespectador tem utilizado as redes para compartilhar a programação que assiste diariamente na TV. Consideramos que há uma integração entre as redes sociais e televisão denominando o que chamamos de TV Social. O telespectador tem utilizado a internet para buscar informações complementares sobre o conteúdo mostrado na televisão ao mesmo tempo em que assiste a seus programas favoritos e interage com amigos e familiares na rede. Entendemos que esta entrada das redes sociais na TV pode ser uma ferramenta de interatividade na TV pública e principalmente na TV universitária, pois esta está mais próxima da comunidade e produz conteúdo voltado aos interesses da sociedade. Consideramos também que essa interação acontece a partir da digitalização da televisão já que os recursos de produção de conteúdo interativos dessa nova tecnologia são praticamente infinitos. Assim, buscamos entender como funciona atualmente a relação entre as redes sociais e a televisão em como o telespectador vem utilizando esses recursos para dialogar com a televisão e com a sociedade.
Presidente - 2324279 - OLGA MARIA TAVARES SETUBAL
Interno - 337362 - MARCOS ANTONIO NICOLAU