PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: ELANE GOMES DA SILVA

DISCENTE: ELANE GOMES DA SILVA
DATA: 15/04/2014
LOCAL: CCHLA - SALA 118
TÍTULO: Novos Rumos para o telejornalismo: a abordagem da notícia na Segunda Tela do Jornal da Cultura
PALAVRAS-CHAVES: Televisão. Telejornalismo. Convergência de meios. Segunda Tela. Jornal da Cultura.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: A Internet e seus recursos modificaram a forma de assistir Televisão. A experiência é marcada atualmente por transformações de conceitos, padrões e práticas para a TV e consequentemente para os gêneros que a constituem, como o telejornalismo. Novos modos de conceber a informação televisiva passam a fazer parte do cotidiano. As conexões móveis permitem que as audiências tenham a possibilidade de usufruir do formato interativo, de maneira que gere o compartilhamento de ideias e a discussão em grupos de pessoas. A hipótese aqui levantada é que os dispositivos de comunicação portáteis (smartphones, tablets e computadores) quando conectados à Internet podem servir de Segunda Tela para a complementação do conteúdo veiculado num fluxo televisivo. Dessa maneira, os telespectadores recebem via TV o conteúdo de um telejornal que mantém formatos convencionais (como a apresentação e a reportagem), mas apresenta-os em diferentes plataformas utilizando a linguagem específica de cada meio, uma vez que os recursos à disposição permitem a informação adicional. Isso desobriga o usuário a se dispersar do material principal e continuar submerso no noticiário. Nesta dissertação analisamos a experiência do uso da Segunda Tela no Jornal da Cultura, emissora nacional ligada a Fundação Padre Anchieta (TV Cultura). Como metodologia optamos por utilizar o Estudo de Caso, apoiado nos conceitos de entrevista e em componentes de uma teoria do Jornalismo (Newsmaking). Estes aportes metodológicos deram o suporte necessário para a investigação, traçando um roteiro de questionamentos, aplicando as observações diretas, coletando dados e por fim analisando-os. Pretendemos repensar este tipo de telejornalismo, surgido nas mudanças provocadas pelo avançar da tecnologia, abordando conceitos como convergência, interatividade, imersão, mobilidade e experiência televisiva.
Presidente - 401182 - ED PORTO BEZERRA
Externo à Instituição - FERNANDO FIRMINO DA SILVA