PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: PÂMELA MONIQUE CARDOSO BÓRIO

DISCENTE: PÂMELA MONIQUE CARDOSO BÓRIO
DATA: 06/06/2014
LOCAL: CCHLA - SALA 111
TÍTULO: PROSUMER: O NOVO PROTAGONISTA DA COMUNICAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Comunicação. Prosumer. TVDI.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: Esta pesquisa discute a comunicação pós-moderna, os novos hábitos de consumo e produção de informação e a emergência doprosumer, protagonista nesse processo.O termo foi criado por Alvin Tofler para designar o novo perfilprodutor-consumidor. O prosumer pode ser comparadoao produtor da época que antecede o capitalismo, mas que agora ressurge como produtor de informação midiática, forte e influente, participando ativamente na elaboração de conteúdos informativos diversos nas novas mídias: Internet e TV Digital – TVDi. Os profissionais do jornalismo estão tendo que se reinventar. O público deixou de ser passivo. Os profissionais do marketing procuram compreender os mecanismos e as tendências de consumo nas novas mídias. A indústria audiovisual vem se adaptando aos novos tempos de popularização da Internet e crescimento contínuo das redes sociais. Como a produção doprosumervem sendo aproveitada na Internet, na televisão e na TVDi?Qual o rumo que o fenômeno destina à comunicação? Quais as tendências atuais? O objetivo geral dessa pesquisa é mostrar a imbricação do prosumer com a indústria midiática audiovisual e tentar compreender o papel desse público no cotidiano da comunicação. Como resultado dessa pesquisa, podemos afirmar que a atuação do prosumer, apesar de ser algo recente, já produz efeitosimportantes na história da humanidade. Compreender esse tema é embrenhar-se de forma consciente na dinâmica da sociedade da informação na qual grande parte das culturas está inserida.
Interno - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Presidente - 2324279 - OLGA MARIA TAVARES SETUBAL