PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: JOSEMARY MACEDO DA SILVA ARAUJO

DISCENTE: JOSEMARY MACEDO DA SILVA ARAUJO
DATA: 30/06/2021
LOCAL: Videoconferência ( https://meet.google.com/tjn-ucij-wcc )
TÍTULO: THE VIAÇÃO PARAIBA PROJECT AND THE INTERIORIZATION OF CINEMA PARAIBANO - AN ANALYSIS OF THE PRODUCTION PROCESSES OF FILMS FROM ITS EGRESS
PALAVRAS-CHAVES: Ações de interiorização; Viação Paraíba; Cinema paraibano.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: A partir da identificação da abrangência territorial das ações de cinema e a propulsão das produções fílmicas oriundas de cidades do interior da Paraíba, esta pesquisa propõe-se a investigar o processo de interiorização do cinema paraibano, delimitando-se ao projeto ViAção Paraíba, por compreender sua relevância em termos de alcance e regularidade, apresentando seus modos de atuação e investigando de que forma ele contribui para o cinema no estado. Para isto, utilizamos os métodos quantitativo e qualitativo em uma pesquisa de foco exploratório e descritivo, considerando a coleta de dados por meio de entrevistas estruturadas e semiestruturadas entre os principais atores, como egressos e equipe; pesquisas documentais e bibliográficas; diários de campo; e análise processual de realização fílmica. Os capítulos dividem-se em três, onde no primeiro fazemos uma contextualização histórica do cinema paraibano; no segundo, apresentamos o projeto ViAção Paraíba e sua principal ação de desdobramento, o Jabre - Laboratório Paraibano para Jovens Roteiristas; e, no último, realizamos a análise dos processos de construção dos filmes de curta-metragem produzidos por seus egressos, demarcando como premissa ex-participantes que tenham integrado as duas ações. Utilizamos a teoria de Bill Nichols (2005) e Jullier e Marie (2009), como aparato para análise da linguagem audiovisual, e os preceitos das redes da criação propostas por Cecília Almeida Salles (2018) para analisar o processo de construção dos filmes realizados por esses jovens e identificar como o ViAção Paraíba contribui, não apenas para o processo de interiorização do cinema paraibano, mas também para os modos de fazer filme e seus resultados.
Interno - 2174892 - BERTRAND DE SOUZA LIRA
Externo à Instituição - KLEYTON JORGE CANUTO