PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JÚNIA MARA DIAS MARTINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÚNIA MARA DIAS MARTINS
DATA: 26/08/2014
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do DEMID, CCHLA
TÍTULO: MANIFESTAÇÕES FOLKCOMUNICACIONAIS COMO PROPULSORAS DE EMPODERAMENTO SOCIAL NO PONTO DE CULTURA ESTRELA DE OURO, EM ALIANÇA-PE
PALAVRAS-CHAVES: Folkcomunicação; Cultura Popular; Política Pública Cultural; Ponto de Cultura; Empoderamento Social.
PÁGINAS: 259
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: Situado na zona rural do município de Aliança-PE, o Sítio Chã de Camará concentra manifestações de cultura popular desde 1966 especialmente, ano em que o Mestre Batista fundou o Maracatu Rural Estrela de Ouro. A história do lugar se confunde com a história do maracatu, do cavalo-marinho, das cirandas e da economia canavieira, atividades inerentes à Zona da Mata Norte pernambucana. Em 2004, o Estrela de Ouro se tornou o primeiro grupo do Nordeste contemplado como Ponto de Cultura (PC). Ponto de Cultura é a principal ação do Programa Cultura Viva, que viabiliza recursos para projetos culturais de instituições sem fins lucrativos para atividades lúdicas, artísticas, socioculturais e de inclusão digital à comunidade. Todo PC, em sua práxis, convive com elementos ligados à comunicação social – produção audiovisual como finalidade ou meio de registro e difusão das atividades culturais, na apropriação de instrumentos de comunicação e suas técnicas por classes marginalizadas – o que corrobora o estudo do ponto de vista da folkcomunicação. Ampliação e potencialização do acesso aos meios de produção; fruição e formação cultural; ações de cidadania, comunicação, educação e arte; geração de emprego e renda; valorização da identidade e da memória; acredita-se que tais quesitos, subsidiados por manifestações folkcomunicacionais, estimulem o empoderamento social individual e coletivo na comunidade em questão. A presente pesquisa dissertativa analisa, portanto, as manifestações folkcomunicacionais do PC Estrela de Ouro. Para isso, as identifica, delineia e descreve, apresentando circunstâncias possíveis de empoderamento, passando ainda pela descrição dos seus ativistas midiáticos. Teoricamente, o estudo de caso tem como base o tripé: 1. Folkcomunicação, teoria criada por Luiz Beltrão; 2. Empoderamento Social; e 3. Ponto de Cultura. O método adotado é o etnográfico, com utilização, entre outros instrumentos, de observação assistemática, registro fotográfico e entrevistas. A abordagem é qualitativa, de cunho exploratório e a análise tem caráter interpretativo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 336943 - HENRIQUE PAIVA DE MAGALHAES
Externo à Instituição - OSVALDO MEIRA TRIGUEIRO
Interno - 336970 - WELLINGTON JOSE DE OLIVEIRA PEREIRA