PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: IAN COSTA CAVALCANTI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IAN COSTA CAVALCANTI
DATA: 25/08/2014
HORA: 09:00
LOCAL: PPGC - SALA 111
TÍTULO: O Anjo Da Anunciação: A Definição Do Gênero Trailer E Sua Reconfiguração Comunicacional
PALAVRAS-CHAVES: Trailer. Marketing cinematográfico. Publicidade narrativa. Cultura Remix. Crossmídia.
PÁGINAS: 81
RESUMO: Considerando o trailer uma ferramenta de marketing mercadológico, esta dissertação busca analisar a relação do universo publicitário cinematográfico com a produção de trailers a partir de um processo narrativo retórico que vise o convencimento e a sugestão da necessidade em consumir a narrativa a qual o trailer está relacionado. Amparado por definições conceituais acerca do objeto de estudo, é objetivo deste trabalho aferir ao trailer uma caracterização específica enquanto ferramenta narrativa e passiva de beleza estética. O trailer enquanto gênero será definido ante sua perspectiva mercadológica e artística, evidenciando além de sua usabilidade, sua plural taxonomia. É objetivo deste trabalho relacionar o objeto motivo da existência de um trailer desassociado a vertente unilateral da cinematografia, aferindo a este um caráter mais abrangente e adequado às novas configurações midiáticas atuais. Para tanto o estudo permeará aspectos relativos à textualidade do trailer e suas interrelações de dependência com outras narrativas. A definição de sua forma básica é primordial para sua caracterização enquanto gênero, mas é uma tarefa ramificada a partir do ponto de vista que denota plural tipologia, sendo cada categoria detentora de uma singularidade específica, mas sendo todas permeadas por um ponto comum em sua forma narrativa, objeto e razão de existência. Esta categorização é formalizada a partir da lógica de observação atrelada às campanhas de divulgação, principalmente cinematográfica, que utilizam trailers, evidenciando estratégias que constroem a expectativa do público. Do mesmo modo, apesar de parecer algo consolidado, a fórmula estratégica mercadológica dos trailers vem sendo modificada a partir de conjunturas pós-modernas como o transmídia e o crossmídia que evidenciam como possibilidade ao trailer em publicitar elementos não cinematográficos e utilizar da linguagem estereotipada do gênero para diversos usos, acabando por formular peças alusivas a elementos literários, de jogos eletrônicos e até mesmo em conceber trailers falsos, tanto pela razão do direito formal quanto pela pulsante e emergente condição da cultura remix.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2174892 - BERTRAND DE SOUZA LIRA
Presidente - 1584406 - MARCEL VIEIRA BARRETO SILVA
Interno - 1322090 - THIAGO SOARES