PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: MANUELA BEZERRA GOUVEIA DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANUELA BEZERRA GOUVEIA DE ANDRADE
DATA: 27/08/2014
HORA: 14:00
LOCAL: PPGC - SALA 111
TÍTULO: A PERFORMANCE EXTRA-DIEGESE DE LARS VON TRIER, O SER MELANCÓLICO CONTEMPORÂNEO E A ESCATOLOGIA ARQUETÍPICA EM MELANCHOLIA
PALAVRAS-CHAVES: Melancolia; Extra-diegese; Arquétipos; Lars Von Trier; Zentropa, Cinema dinamarquês.
PÁGINAS: 60
RESUMO: O projeto, através de uma contextualização sob as matrizes estéticas do diretor Lars Von Trier, visa investigar a abordagem fílmica do fim dos tempos em Melancholia (2011) e a performance melancólica do diretor no contexto extra-diegese de divulgação do filme. O corpus principal da pesquisa é o respectivo longa-metragem, no entanto, uma breve revisão em torno das narrativas anteriores do diretor dinamarquês que dialogam com a atmosfera melancólica e a encenação extra-diegética abordadas, foi produzida. O trabalho analisou a atuação performática do autor e como esse conteúdo pode influenciar a fruição do espectador, além de considerar como esse processo de projeção, intitulado aqui de “Auter-System”, funciona como elemento crucial de inserção do cinema dinamarquês, especificamente da produtora fundada por Trier e Peter Aalbeak, a Zentropa, no mercado internacional. Embasada nessa atmosfera de autoria, melancolia e performance, é realizada a análise estética do filme Melancolia através de uma abordagem mítica e arquetípica, trazendo um diálogo narrativo com a mitologia nórdica. A pesquisa instaura reflexões sobre como a construção do ser contemporâneo melancólico é refletido tanto na protagonista do filme, “Justine”, como na própria “encenação” do diretor e como se configura essa construção ética ambivalente de peso e leveza desse fim do mundo caótico. Os principais suportes teóricos para tratar de autoria, extra-diegese e melancolia contemporânea são: Michel Foucault, Mikhail Bahktin e Maria Rita Kehl e para entender os arquétipos e a estética fílmica presentes na narrativa: Carl Jung, Jacques Aumont e Jack Stevenson.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Interno - 1584406 - MARCEL VIEIRA BARRETO SILVA
Presidente - 1322090 - THIAGO SOARES