PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: ANA PAULA DA SILVA AZEVEDO

DISCENTE: ANA PAULA DA SILVA AZEVEDO
DATA: 26/08/2014
LOCAL: PPGC - SALA 111
TÍTULO: O MOVIMENTO AMBIENTAL E O #FLORESTAFAZADIFERENÇA NO FACEBOOK: Um Diálogo sobre Ciberativismo na Sociedade Midiatizada
PALAVRAS-CHAVES: Ciberativismo – Midiatização - Redes sociais - Movimento ambiental
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: As tecnologias de comunicação que fazem parte do nosso cotidiano propiciaram novos modos de interagir e mesmo, realizar antigas demandas da vida em sociedade. No âmbito das ações coletivas, especificamente no ativismo ambiental, a comunicação mediada se apresenta como recurso de notável relevância, mas de consequências e desdobramentos ainda pouco conhecidos. Nesse contexto, a presente pesquisa objetiva analisar a apropriação da internet e das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) pelo ativismo ambientalista, tendo por base a trajetória do Movimento Floresta Faz a Diferença - FFD no Facebook. Verificamos como o ciberativismo é desenvolvido pelo Movimento Ambiental - MA, considerando que o FFD foi realizado pelo comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável que reuniu cerca de 200 organizações da sociedade civil para mobilizar pessoas contra a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PCL 30/2011) com propostas de alterações para o código florestal do país. O norte de nossas reflexões será o conceito de midiatização como o processo pelo qual a sociedade vem transformando as bases de sua organização pela incorporação dos valores midiáticos nas práticas sociais individuais e coletivas. Buscamos a compreensão acerca do fazer ativista propiciado pelas NTICs discutindo a suposta perda de radicalidade do MA brasileiro, conforme defende Alexandre Agripa (2000). A pesquisa evidencia o potencial mobilizador das redes sociais como fruto da ecologia midiática que orquestra o convívio e a relação de mútua influenciação que vem se estabelecendo entre as mídias mais novas (emissor/indivíduo) e as mídias tradicionais (corporações capitalistas). Identificamos a forte presença do capital midiático nas práticas ciberativistas do FFD nas redes sociais, ao mesmo tempo em que, enfatizamos o status da cooperação no processo referente à dinâmica cultural de apropriação da internet, como a ambiência onde medram novas práticas de uma cultura em constante formação. O MA representado pelo FFD segue uma atuação ativista que prima pela midiatização de seus atos em prol da mobilização que reforça, no mundo online, a construção de uma identidade multissetorializada (VIOLA, 1992). Aponta para a importância de distinguirmos este forte caráter mobilizador, marca da comunicação em rede, do poder de transformação política diante da complexidade que envolve a comunicação na contemporaneidade e os riscos concernentes ao esvaziamento de conteúdo da mensagem ambientalista diante das adaptações discursivas para a convivência entre os diferentes setores que o compõem, sobretudo, com a midiatização de seu ativismo.
Interno - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Presidente - 2324279 - OLGA MARIA TAVARES SETUBAL