PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: ANA MARIA DE SOUSA PEREIRA

DISCENTE: ANA MARIA DE SOUSA PEREIRA
DATA: 28/08/2014
LOCAL: Auditório do DEMID
TÍTULO: TELEJORNALISMO, INTERAÇÃO E REDES SOCIAIS. CONVERGÊNCIAS DA TV CABO BRANCO E TV PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Telejornalismo. Interação. TV Cabo Branco. TV Paraíba
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: Sentar no sofá, pegar o controle remoto e assistir passivamente à programação de televisão é um hábito do passado. Vivemos na era tecnológica, marcada pela rapidez na busca e transmissão de informações que geram mudançasna forma de produzir e compartilhar as notícias. Mais do que um simples espaço de entretenimento, a internet passou a ser uma fonte diária de conhecimento. Há décadas, a televisão tem influído nos costumes, nos discursos e nos desejos de consumo e, os avanços tecnológicos tem forçado esta a se reinventar. Neste contexto, a disseminação de perfis de Redes sociais, Facebook e Twitter, aliada a digitalização de dados e possibilidades de interação gera uma revolução nas comunicações, de modo específico, no telejornalismo. Diante desse cenário, o objetivo principal desta dissertação é analisar as implicações das redes sociais na produção do telejornalismo das TVs Cabo Branco e Paraíba, ambas emissoras afiliadas da Rede Globo, no estado da Paraíba, considerando que, os telespectadores, além de serem consumidores de notícias, também assumem o papel de agentes colaborativos na construção de informações. Para realizar o estudo tratamos de conceitos de convergência, interação e cultura da participação. Trata-se de uma análise empírica de natureza qualitativa, cujo objetivo é de metodologia exploratória e explicativa, na qual realizamos pesquisa bibliográfica, coleta de dados publicados no Facebook e Twitter das emissoras, visita à rotina produtiva e realização de entrevista. Tais recursos nos permite mapearas interações entre as emissoras e seus telespectadores no sentido de identificar resultados nos campos de apuração, produção e distribuição de conteúdo no jornalismo.Através de nossa análise, concluímos que as redes sociais ultrapassam a ideia de entretenimento e vêm se tornando importantes espaços de colaboração para o telejornalismo. A facilidade e rapidez com que circulam as informações através desse ambiente abre um campo de possibilidade para mudanças nos formatos dos jornais de TV.
Presidente - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Externo à Instituição - FERNANDO FIRMINO DA SILVA