PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE LISBOA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE LISBOA DA SILVA
DATA: 27/08/2014
HORA: 10:00
LOCAL: PPGC - SALA 111
TÍTULO: A Estética da montagem em filmes produzidos por celular: Análise de Sete Vidas (2008) e 5 # Calls (2010).
PALAVRAS-CHAVES: : Dispositivo móvel; Estética da montagem; Produção audiovisual; 5#calls; Sete vidas.
PÁGINAS: 54
RESUMO: A pesquisa trata de examinar princípios da estética de montagem em filmes produzidos por celular. O trabalho analisa dois curtas-metragens premiados em festivais, 5#calls (2010), do diretor Giuliano Chiaradia e Sete vidas (2008), de Gabriel Bortolini. A proposta é observar como essas produções mais recentes vêm se reconfigurando diante do cenário audiovisual, sob o ponto de vista técnico e estético, relacionando ainda esses aspectos à fragmentação da vida contemporânea e ao seu contexto cíbrido. Por se tratar de uma linguagem atual e multifacetada, que propicia tendências a uma arte experimental, a pesquisa tem como objetivo observar a montagem desse tipo de produção, não apenas como operação técnica, mas, sobretudo, analisando as implicações estéticas apresentadas. Em um primeiro momento, sob o prisma tecnológico, da linguagem dos dispositivos portáteis e novas poéticas da arte-mídia, algumas discussões serão fomentadas por autores como Lúcia Santaella (2007), observando novos formatos audiovisuais híbridos; Giselle Beiguelman (2011), que discute as práticas artísticas em decorrência do uso das tecnologias móveis e Arlindo Machado (2007), com a expansão do conceito de cinema. Em um segundo momento, propomos observar os tipos de montagem, de acordo com a abordagem de Vincent Amiel (2007) – narrativa, discursiva e por correspondências –, como também algumas de suas especificidades, dentre elas, as articulações e relações entre os planos; os princípios de junção e de transmissão; a representação do mundo e os procedimentos estéticos dominantes, utilizando autores como Jacques Aumont (2011), Ismail Xavier (2012), Sergei Einsenstein (2002) e André Bazin (2014) para pontuar questões relevantes das teorias da montagem, de acordo também com o viés estético. Para o momento da análise, o terceiro capítulo, além dos autores já citados, utilizamos outros, como Martine Joly (2010), no sentido de contribuir metodologicamente em relação à análise estética do filme e Lev Manovich (2001), que apresenta, em sua obra mais conhecida, The language of new media, reflexões mais aprofundadas sobre a relação entre o cinema e as novas mídias, no sentido de investigar imagens digitais em movimento, justamente o que propõe a presente pesquisa, neste caso através do aparelho celular
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1584406 - MARCEL VIEIRA BARRETO SILVA
Interno - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Externo ao Programa - 1120726 - PEDRO NUNES FILHO