PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA ELLEN DE SALES INOCENCIO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA ELLEN DE SALES INOCENCIO
DATA: 27/08/2014
HORA: 16:00
LOCAL: PPGC - SALA 111
TÍTULO: O meme é a mensagem: cultura memética, entretenimento digital e estética
remix na cultura participativa.
PALAVRAS-CHAVES: Meme. Entretenimento. Cultura Digital. Estética. Cultura
Participativa.
PÁGINAS: 60
RESUMO: Traduzindo o espírito da chamada cultura digital trash, na qual os indivíduos produzem
e compartilham conteúdo amador na web como forma de entretenimento, nasce o
meme, um fenômeno ambientado na cibercultura e com formas híbridas. Elaboradas
sem preocupação com padrões de qualidade estética e fundamentadas em uma retórica
intencionalmente tosca, essas produções são alimentadas recombinando elementos
nonsense do imaginário da cultura pop e seu cotidiano, criando um vasto universo
resignificado, essencialmente orgânico e autorreferente. Nesse sentido, buscamos
compreender essa potência memética e sua estética no contexto híbrido da cultura
participativa, investigando como a indústria do entretenimento se apropria dessa lógica
de produção colaborativa, reconfigurando sua experiência imersiva através do humor
na web. No percurso teórico, refletimos sobre o intenso fluxo de produção memética
atualmente na rede, discutindo a performatização do consumo como uma relação
experiencial entre sujeitos e as materialidades das tecnologias. Em busca de novas
hipóteses que permitam uma maior aproximação do fenômeno e suas subjetividades,
perpassamos questões de construção de sentido, sociabilidade, identidade e disputas
simbólicas. Como elemento articulador desta investigação, serão analisados os memes
criados e compartilhados a partir de dois grandes eventos midiáticos da indústria
do entretenimento, o Oscar 2014 e o Grammy 2014, que trazem particularidades
intrigantes, como a articulação de performances específicas, potencialmente
catalisadoras de memes e discursos segmentados, pautados em elementos que
reconfiguram a experiência midiática do fã-espectador da cultura pop.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1584406 - MARCEL VIEIRA BARRETO SILVA
Interno - 337362 - MARCOS ANTONIO NICOLAU
Presidente - 1322090 - THIAGO SOARES