PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOCÉLIO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOCÉLIO DE OLIVEIRA
DATA: 28/08/2014
HORA: 10:00
LOCAL: PPGC - SALA 111
TÍTULO: PORQUE SAMUKA SÓ FALA PARA O BEM”: Um estudo da relação entre as audiências e o telejornal policial Correio Verdade
PALAVRAS-CHAVES: Correio Verdade. Telejornal policial. Consumo e recepção midiática. Cotidiano. Etnografia.
PÁGINAS: 71
RESUMO: Nessa pesquisa analisamos as relações entre o público e o programa Correio Verdade, telejornal policial da TV Correio, emissora afiliada a Rede Record na Paraíba. Partimos de reflexões sobre as teorias do consumo, baseados em autores como Canclini (1995), Tondato (2010) além de Douglas e Isherwood (2006), com o suporte de leituras do trabalho de Martin-Barbero (1995). Nosso principal interesse é na capacidade comunicativa do consumo e suas dimensões simbólica e distintiva. Por outro lado, nos apoiamos na sociologia do cotidiano de Maffesoli (1985) e sua compreensão de que o cotidiano como um estilo é capaz de revelar as formas de ser e agir de uma determinada época. Além dessas, outra entrada que fazemos no nosso objeto se dá pelo caminho da experiência estética em Dewey (2010). Para o autor, experimentamos o mundo a partir da interação com objetos externos a nós. Como metodologia, optamos por uma abordagem etnográfica, para realização de um estudo de consumo e recepção midiática, com a aplicação de técnicas como a observação participante, entrevista semiestruturada, anotações em caderno de campo e registro fotográfico dessas experiências. Definimos um total de quatro famílias do bairro de Mandacaru em João Pessoa (PB) com as quais acompanhamos a exibição do telejornal. Os resultados apresentados aqui são parciais, referentes à experiência de campo com dois grupos. Foi possível perceber que a prática de aconselhamento desenvolvida pelo apresentador Samuka Duarte é um dos itens que mais geram identificação entre o público e o programa. Além disso, valores partilhados entre o público e apresentador sobre bandidos e violência urbana, associada a uma descrença na competência do Estado e da política também vinculam consumidores e produtores.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Presidente - 336943 - HENRIQUE PAIVA DE MAGALHAES