PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: JOSÉ GLAYDSON PEREIRA DE SOUZA

DISCENTE: JOSÉ GLAYDSON PEREIRA DE SOUZA
DATA: 27/08/2014
LOCAL: PPGC - SALA 111
TÍTULO: OS BLOGS DE PERSONAGENS DE TELENOVELAS: CONVERGÊNCIAS ENTRE O REAL E O FICCIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Telenovelas. Real e Ficcional. Socialidade. Convergências. Blog.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: A cultura da convergência vem provocando significativas transformações nas formas de produção e consumo de narrativas ficcionais. Nesse contexto, os blogs de personagens surgem como uma das formas de narrativas transmídias que levam o conteúdo ficcional da TV para o ciberespaço. Desse modo, faz-se relevante analisar como se configura essa nova ambiência comunicacional envolvendo narrativas ficcionais e não ficcionais, personagem e internauta, bem como a relação que se constrói entre ambos. Nesse sentido, esta dissertação tem como propósito geral investigar, no processo de transmediação das telenovelas para a internet, convergências entre o ficcional e o real. Para tanto, selecionamos como unidade de análise o Blog do Indra, da Telenovela Caminho das Índias (Rede Globo, 2009). Os objetivos específicos da pesquisa foram: analisar, a partir das postagens no blog, como são construídas a identidade do personagem e o perfil identitário do público; identificar as formas de socialidade deflagradas no blog para a relação personagens/público e investigar como essas formas de socialidade promovem a convergência entre o mundo presencial e o ficcional. A pesquisa, de natureza qualitativa e interpretativa, foi realizada em duas etapas. Na primeira, tendo com referência o conceito de Contrato de Comunicação (CHARADEAU, 2006, 2012), fizemos uma abordagem descritiva e discursiva do blog, na qual demonstramos como a narrativa televisiva, no blog, articula o ficcional e o não ficcional. Na segunda etapa, buscamos compreender as formas de socialidade implicadas no blog, a partir das noções de presenteísmo (ênfase no cotidiano), ética da estética (sentimento de partilha) e tribalismo (identificações). Nessa direção, buscamos aporte teórico na sociologia compreensiva de Michel Maffesoli (MAFESOLLI, 2007, 2010). A análise das postagens na primeira fase nos mostrou que a identidade do personagem Indra se faz a partir de estratégias discursivas que “simulam” a existência de um “blogueiro do mundo real”, sendo o perfil identitário do público internauta projetado em função desta perspectiva. A segunda etapa da análise demonstrou que a identificação dos internautas com o personagem se estende ao “cotidiano” apresentado no blog, indicando assim que o público cria vínculos com o ficcional: compartilhando, também, suas histórias, seus sentimentos e afinidades. Nesse sentido, concluímos que a socialidade é um fator preponderante nas convergências entre o ficcional e o real das narrativas transmidáticas.
Presidente - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Interno - 2324279 - OLGA MARIA TAVARES SETUBAL